Logo -
sombra

Eventos na região Sul e Sudeste marcaram agenda do final de semana da raça Crioula

05 DE NOVEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 05 DE NOVEMBRO DE 2019 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

Com o início de mais uma semana, é hora de revisitar as provas da raça Crioula que aconteceram nos últimos dias. Um dos focos de expansão da ABCCC, a região do Rio de Janeiro recebeu grande movimentação em suas pistas este final de semana. Após hiato de quase um ano sem sediar nenhuma prova, a cidade de Sapucaia/RJ recebeu cerca de 30 ginetes entre as provas de Credenciadora Mista, Freio do Proprietário e Inclusão de Ouro. Já as provas inter-raças de Team Penning-Campereada e Ranch Sorting juntas, receberam 86 participantes. Para André Machado, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Vilson Charlat de Souza, o evento foi um sucesso e poder reunir este público auxilia na visibilidade da raça para os estados que ainda precisam de fomento.


Sapucaia também entrou para a história da modalidade Inclusão de Ouro. Os 13 conjuntos admitidos foram os primeiros fora do estado do Rio Grande do Sul. “Foi um dia para refletirmos muito sobre tudo o que aconteceu com a prova de Inclusão de Ouro, foi uma das emoções mais fortes que já vivi na minha vida”, assegura André. Ele destaca a presença da banda da APAE de Três Rios/RJ na abertura do evento e a lição de vida somada com a vontade dos participantes de levar uma vida mais leve. “Trabalhamos tanto no dia a dia e damos importância para coisas tão pequenas. Com esse trabalho e dedicação deles vemos que estamos mais errando do que acertando em nossos pensamentos”.

Guaíba valorizando novos animais
Pertencente à região metropolitana de Porto Alegre, a cidade de Guaíba/RS recebeu de São Pedro um ótimo presente para as pistas morfológicas: um sol à pino que deixou a pelagem do Cavalo Crioulo ainda mais evidente. Marcaram presença 32 animais incentivo e 33 marcados. O que chamou atenção na Exposição foi a premiação. O Núcleo desembolsou R$10 mil reais à exposição incentivo.

Por sua logística, com um parque aconchegante e bem arborizado, Guaíba tem uma aceitação de público muito boa para a prova - é o que acredita o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce, Rafael Rech. “Estamos com reforma na pista, pois priorizamos isso. É o principal de um parque é ter uma pista em boas condiçẽs para o cavalo ser bem avaliado e poder mostrar toda sua habilidade, então investimos bastante nesse ponto”, conta.

Intermitentemente, Lavras do Sul
Sempre presente no calendário crioulista, este final de semana Lavras do Sul/RS recebeu mais uma edição da tradicional feira EXPOLAVRAS, no Parque de Exposições do Sindicato Rural da cidade. Por conta do evento, a programação equina foi recheada: no sábado e domingo houve remate de ventres, cabanhas e touros. Também teve Laço Criador, Crioulaço e Paleteada Força A e B - um final de semana recheado para o Agronegócio de Lavras, que segue sua programação hoje, com a Feira do Terneiro.

Mauro Ferreira, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da cidade acredita que o grande movimento da cidade na agenda da raça é o sucesso entre as famílias. “Não temos dúvida que o Cavalo Crioulo e família são indissociáveis. Esse movimento das pessoas com o cavalo extrapola do criador e passa para todo o seu núcleo familiar. Em Lavras essa questão não é diferente”, diz Mauro.