Logo -
sombra

Fazenda Tarumã completa 80 anos com o tradicional Dia de Campo

21 DE OUTUBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 21 DE OUTUBRO DE 2019 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Asas para voar aos quatro cantos do mundo e raízes para nunca esquecer de onde veio. Quando se fala em Cavalo Crioulo, é possível mencionar tradição e adaptabilidade às diferentes culturas em uma única frase. Neste final de semana, por exemplo, ele marcou presença no maior museu de arte do mundo: o Museu do Louvre, em Paris. Ao mesmo tempo que, em Júlio de Castilhos, foi sublimado pelos 80 anos da Fazenda Tarumã, de propriedade da família Peixoto - uma das mais tradicionais na criação da raça. Tanto é, que a comemoração aconteceu com a apresentação da manada em um ensolarado Dia de Campo.



Na imagem, as gerações que honraram aquele que escreveu os primeiros capítulos desta história, tendo como protagonista o Cavalo Crioulo - Luiz Antero de Campos Peixoto, que deu vida à Fazenda e passou ao filho, Luizantero Pimenta Peixoto, a paixão pela raça. Honra que se deu através da continuidade na criação e os amigos feitos ao longo dessa caminhada.

 

 

“Tudo que aqui foi mostrado, foi feito com devoção”, disse Luizantero Pimenta Peixoto, emocionado, em meio a sua poesia escrita exclusivamente ao momento. Ele explica que sempre teve facilidade com as palavras, microfones e afins, mas que ao falar no pai a emoção sempre vem à tona. Para ele, que inclusive já desempenhou o papel de Inspetor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no início da década de 80, o Cavalo Crioulo é “uma máquina de fazer amigos”, e se orgulha dos passos dados até aqui, atribuindo muitos apostas aos produtos e feitos de alguns garanhões de peso, como RZ Revuelto Cristal da Carapuça, que corre com o ginete Daniel Teixeira.



O dia também foi de abraços e homenagens. Em nome da ABCCC, o presidente do Núcleo de Júlio de Castilhos, Márcio Appel, entregou uma placa que parabeniza a Fazenda Tarumã pelos seus 80 anos de história, agradecendo pelo empenho da cabanha e da família Peixoto em preservar gerações voltadas ao crescimento e à tradição na criação de cavalos da raça.