Logo -
sombra

Presidente da ABCCC vai a Brasília captar apoio à Nova Arena do Cavalo Crioulo

16 DE OUTUBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 16 DE OUTUBRO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Junto aos parlamentares da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, os últimos dias (15 e 16) foram de intensa troca de informações e apresentação do projeto da Nova Arena do Cavalo Crioulo. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Francisco Kessler Fleck, exibiu aos deputados o projeto que prevê a reformulação do espaço de provas da raça Crioula no Parque de Exposições Assis Brasil, de Esteio/RS.

Em sua visita, o presidente Francisco Fleck foi recebido inclusive pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pelo criador e deputado federal alagoano Nivaldo Albuquerque (PTB). Entre os parlamentares da bancada gaúcha, o projeto foi apresentado a Afonso Hamm (PP), ao coordenador da bancada, Giovani Cherini (PR), e a Alceu Moreira (MDB), Carlos Gomes (Republicanos), Bibo Nunes (PSL), Giovani Feltes (PMDB), Marcelo Moraes (PTB), Daniel da TV (PSDB), Sanderson Federal (PSL), Lucas Redecker (PSDB), Santini (PTB) e Afonso Motta (PDT).

Com a visita, os deputados tomaram conhecimento sobre os benefícios da raça ao parque, que incluem pelo menos oito eventos anuais e uma final de Freio de Ouro para mais de 25 mil pessoas. A Nova Arena foi lançada oficialmente ao público e à imprensa durante a última Expointer, no dia 24 de agosto. Além de cobertura sobre a pista do parque, o projeto arquitetônico também inclui salas e auditório para cursos profissionalizantes - assista ao vídeo oficial abaixo.

 

 

A evolução estrutural da raça em Esteio
O espaço do Cavalo Crioulo no Parque Assis Brasil foi um dos grandes passos dado pela associação. Desde a assinatura de concessão do espaço (7,5 hectares de área) em 2013 junto à Secretaria da Agricultura, a ABCCC já investiu mais de R$ 5 milhões. O contrato assinado na ocasião tem validade de 25 anos (renovável por mais 25 anos).

A evolução continuou. Dois anos depois, em 2015, a entidade inaugurou o seu novo espaço, que aproximou as cocheiras para perto da pista de provas, criou o Boulevard do Cavalo Crioulo (para comércio de vestuários, acessórios, artigos tradicionalistas e artesanais) e também o Tattersal do Cavalo Crioulo, que é dedicado a remates da raça. Em 2017 ocorreu mais uma ampliação do complexo, que resultou na construção do camping com 116 lugares e estacionamento com 320 vagas.