Logo -
sombra

Eventos nas regiões 5 e 6 marcaram o final de semana da raça

10 DE OUTUBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2019

Para os amantes da raça Crioula, o último final de semana foi movimentado. O estado de Santa Catarina recebeu dois eventos importantes para a região 5 e a cidade de Viamão/RS, no Rio Grande do Sul, registrou um número alto de participantes na prova de Doma. A grande movimentação de provas na região Sul do País a apenas um mês do Freio de Ouro 2019, mostra que o início deste novo ciclo reserva grandes surpresas.

 

Uma década de Credenciadoras

A cidade de Campo Alegre/SC comemora sua melhor forma física para receber as provas da Raça. Oferecendo ótima estrutura de pista pista e um bom gado, a cidade celebrou os dez anos que realiza Credenciadoras ao Freio. Se por um lado a localidade é renomada em enviar animais e ginetes às finais em Esteio, por outro, acaba de realizar sua primeira edição do Freio do Proprietário, com 14 participantes. Na ocasião, também foi realizada a Prova Vaquero, com 25 inscritos. 

 

Com auxílio do Núcleo do Planalto Norte Paranaense, o evento foi uma iniciativa da Cabanha Bela Aliança, que na ocasião também realizou seu nono leilão. “Nossa região de Santa Catarina é de grande fomento. Hoje temos inúmeros criadores começando e alguns que já são firmes. Nosso espaço já é referência, nossa Credenciadora é tradicional”, comentou Thiago Habowski, dono do Estabelecimento, sobre o sucesso da última prova, que recebeu 20 participantes. 

 

O destaque na formação do pódio da etapa que classifica para o ciclo 2020, foi para o tricampeão do Freio de Ouro, Fábio Teixeira, que conquistou a primeira colocação das fêmeas e dos machos, com Raquelita da Boa Vista e Fantástico de São Pedro, respectivamente. O julgamento ficou por conta de Darley Hass, Felipe Caccia Maciel e Rodrigo Teixeira e contou com a supervisão técnica de Adolfo Martins.

 

O ciclo 2020 está só começando

Sob julgamento de Jardel Pereira e Volmir Guimarães, a cidade de Viamão registrou 126 animais admitidos na prova de Doma. A grande procura pela participação adianta de forma positiva um pouco de como será o ciclo 2020. A primeira capital do Rio Grande do Sul também recebeu 36 duplas na prova de Paleteada julgada por Rodolpho Demoliner e William Chagas.

 

Já a cidade de Chapecó/RS realizou exposição morfológica com 31 exemplares admitidos, além de Paleteada com 14 duplas e Doma de Ouro, com 15 animais. “Em vista da credenciadora da Bela Aliança no mesmo estado e mesmo final de semana, acho que dividimos um pouco o público da prova”, acredita José Collet, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense, contente com o resultado das provas.