Logo -
sombra

São definidos os classificados ao domingo de final do Freio do Proprietário

27 DE SETEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 28 DE SETEMBRO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

O sábado, 28 de setembro, levou todos os participantes à pista de Mangueira, no que foi a primeira prova do dia. As categorias Amador A e Master A ainda regressaram à tarde para a prova de Campo 1. Em disputa as vagas para o domingo decisivo, que foram destinadas aos primeiros 14 colocados de cada categoria, na pista do Freio de Ouro no Parque de Exposições Assis Brasil. A Fase Final inicia neste domingo, 29 de setembro, às 7 horas.

Com o gado em pista, Fernando Gonzales mais uma vez confirmou a liderança na Master A montando Data Venia Folclore. O conjunto obteve 11,078 de média parcial. Já na Amador A, que também foi à prova de Campo, Ramiro Raposo de Moura classificou-se para o domingo com 11,685 de média parcial, com Estribero do Encantto.

As demais categorias, porém, definiram os seus classificados ainda na prova de Mangueira. Na Master B, Sandro Rogério Facco terminou nas três primeiras colocações. A média parcial de 9,77, com Hermoso da Lua Branca, o levou ao topo da classificação. No Amador B, o líder Alan Cattani atingiu 11,823 de média parcial com N8 Chimarrita. Por fim, na categoria feminina teve como líder a ginete Fernanda de Souza Maggi, com 11,450 de média parcial, montando Po Dama Negra.

Clique e acesse a classificação parcial - Amador A - Campo 1
Clique e acesse a classificação parcial - Amador B - Mangueira 1
Clique e acesse a classificação parcial - Master A - Campo 1

Clique e acesse a classificação parcial - Master B - Mangueira 1
Clique e acesse a classificação parcial - Feminino - Mangueira 1


Segundo dia
Na esteira para o pódio, alguns nomes já conhecidos pela pista de Esteio seguem garantindo as primeiras colocações do Freio do Proprietário. A começar pela busca do tetracampeonato de Fernando Gonzales com Data Venia Folclore que, na sexta-feira, 27, encurtou o caminho rumo ao pódio ao garantir a primeira colocação na categoria Master A. A média parcial entre as Andaduras, Figuras, Volta Sobre Patas e Esbarradas chegou a 11,178 pontos.

Já na primeira fase da categoria Master B, Sandro Rogério Facco conquistou as três primeiras colocações. Dois dos machos que lhe possibilitaram folga entre as notas dos concorrentes estão em busca da defesa de título de primeiro e segundo lugar da categoria. Hermoso da Lua Branca pontuou 10.036 e Nippon do Pontal, 9.467. Acionando o modo ginete, até aquele momento o médico de Porto Alegre garantia um lugar no pódio que é seu desde 2017 (quando conquistou 3º lugar).

Na última categoria do dia, a estreante Tassia Mariah Gróes de Sá conquistou a primeira colocação com Grampola do Cerro Chileno. O conjunto garantiu a ponta com 10.656 de média. Até aquele momento, estava a apenas 156 décimos na frente da segunda colocada, Fernanda Maggi, que com Lua Cheia dos Sete Povos também defendeu seu título de campeã da categoria.

Primeiro dia
Diversão antes de competição. É com esse pensamento que cada ginete do Freio do Proprietário entrou na pista da grande final, que teve seu início nesta quinta-feira, 26 de setembro. Com média parcial de 12,436, Lucas Nunes da Silva é o líder parcial da categoria Amador A, montando Valete do Boeiro Branco, enquanto Alan Cattani - que está em busca de um bicampeonato com a égua N8 Chimarrita - assume a primeira colocação ao atingir 11.931 pontos de média parcial.

No primeiro dia de prova, os competidores das categorias Amador A e B cumpriram as etapas de Andadura, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarrada, sob análise dos jurados Cláudio Azevedo, Darlei Hess e Ivens Ortigari Jr (Amador A) e Eduardo Belo, Glauco Xavier e Rafael Terra (Amador B). Foram mais de 8 horas de provas, na principal pista do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

A modalidade que dá experiência de pista aos proprietários cresce a cada ano e obteve, neste ciclo, o maior número de animais admitidos em uma final: são 112 conjuntos no total. Confira a programação abaixo e acompanhe ao vivo os detalhes da modalidade.

Encurtando a distância entre porteiras
Para quem quiser acompanhar de casa, todos os detalhes do Freio do Proprietário serão transmitidos ao vivo pelo site e YouTube da ABCCC. A apresentação será da jornalista Estela Facchin ao lado do comentarista e técnico credenciado à ABCCC, Rodrigo Teixeira. As provas poderão ser vistas em tempo real até domingo, dia 29 de setembro.

Jurados
Amador A - Cláudio Azevedo, Darlei Hess e Ivens Ortigari Jr
Master A - Felipe Caccia Maciel, Leonardo Teixeira e Otavio Aragão
Master B, Amador B e Feminino B - Eduardo Belo, Glauco Xavier e Rafael Terra

A programação deste domingo inicia às 7 horas com a Fase Final, que envolve todas as categorias