Logo -
sombra

Neste fim de semana, Crioulaço percorre Mato Grosso e a região Sul do Brasil

19 DE SETEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 19 DE SETEMBRO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

O crescimento no número de laçadores, que foi capaz de preencher 16 diferentes categorias na última edição da final nacional, é uma das explicações para o grande número de provas Crioulaço. É uma modalidade que se “lança” à frente a cada ano. Por tudo isso, só nos próximos dias - entre o feriado de 20 de setembro no Rio Grande do Sul e o fim de semana (21 e 22 de setembro) -, cinco provas ultrapassam as divisas dos três estados da Região Sul do país, além do estado de Mato Grosso.

Na região Sul do Brasil
Na cidade das águas, na região metropolitana de Curitiba, Campo Magro é o município do Paraná que vai receber no sábado (21), no CTG Estância 8 de Dezembro, Crioulaço e Laço Criador. Organizado pelo Núcleo Caminho das Tropas, a prova terá como técnico Gustavo Arhanitsch.

O evento ainda homenageia o tropeiro Amauri Menegusso, que dá nome ao 1º Crioulaço Estância Clara e CTG 8 de Dezembro. "Foi um dos fundadores do CTG 8 de Dezembro e, através dele, estimulou várias pessoas a seguirem por essa linha do cavalo", informou o criador e sócio da ABCCC, Alexandre Pedroso. As inscrições são limitadas e têm o custo de R$ 150 para a prova amadora e para o Crioulaço/Laço Criador, e podem ser feitas pelo telefone (41) 9 9981-1436 (com Alexandre Pedroso) ou pelo e-mail goldvet@terra.com.br.

Com o feriado à Revolução Farroupilha, no dia 20 de setembro, o Rio Grande do Sul está em festa. Nos municípios de Júlio de Castilhos e Viamão, ambos em solo gaúcho, Crioulaço e Laço Criador serão praticados no sábado (21). Os eventos são organizados pelo Núcleo de Júlio de Castilhos e pelo Núcleo de Viamão da ABCCC, respectivamente.

Em Santa Catarina, na região oeste, Xanxerê dedica a sexta-feira (20) à prática de tiro de laço e também à Paleteada. Organizadas pelo Núcleo Oeste Catarinense, as provas serão realizadas na Cabanha do Angico. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 9 9979-8281 ou (49) 9 9815-0765.

Na região Centro-Oeste do Brasil
O tiro de laço será praticado a quase 700 quilômetros da capital Cuiabá, em Mato Grosso. O município de Matupá, com pouco mais de 15 mil habitantes, será palco para a prova organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Integração Norte do Mato Grosso, no próximo sábado (21), no Clube de Laço Porteira Aberta.

Para acessar o calendário completo da raça, clique aqui.