Logo -
sombra

Evolução da raça é comprovada na final Morfológica da Expointer 2019

28 DE AGOSTO DE 2019 - ATUALIZADA EM 02 DE SETEMBRO DE 2019 | Redator: Marina Bonati/ABCCC e Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Uniformidade. Essa é a palavra que define as filas formadas na final Morfológica da Expointer 2019, que entregou à Basca Destemida e a Mais um Magistrado as escarapelas de três cores mais importantes do ciclo. Os Campeonatos e Grandes Campeonatos foram realizados na tarde desta quarta-feira (28), na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

No julgamento, olhares experientes. As fileiras foram ordenadas por Ciro Manoel Canto de Freitas (categoria fêmeas) e Mário Móglia Suñe (categoria machos), que tiveram à frente os melhores exemplares do ciclo, selecionados em 19 Passaportes e na Prévia. No total, foram mobilizados 1.602 animais - um aumento de 37% em relação ao ciclo passado.

Dentre eles, Mais Um Magistrado - escolhido como Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça, dono de uma história iniciada há mais de 40 anos, quando o proprietário Cláudio Omar de Almeida iniciava sua carreira como Médico Veterinário na Cabanha Santa Edwiges. “Eu participava de todas as seleções da Cabanha do Sr. Daniel Anzanello e ele sempre dizia que eu tinha condições de ganhar os meus prêmios um dia. A partir disso, virou uma paixão. E esse prêmio aqui é dele", completou, agradecido.

Com vaga à final adquirida na Exposição Outonal de Esteio, o cavalo filho de Equador de Santa Edwiges superou os demais em equilíbrio, selo racial, correção de linhas, angulações e pela maneira como caminha, de acordo com as considerações feitas pelo jurado Mário Móglia Suñe, secretariado pelo filho Mário dos Santos Suñe.

Puxando a fila das fêmeas, Basca Destemida - filha do maior pai desta Exposição, Basco Onássis, com 12 animais -, encarou a pista de Esteio com nobreza, apresentou facilidade nos andares, qualidade de linha superior e de aprumos, que a destacou. “Ela está em um momento exuberante”, enfatizou o jurado Ciro Manoel Canto de Freitas, secretariado pela filha Giovanna de Freitas. E assim como o Grande Campeão da categoria Machos, a Grande Campeã da categoria Fêmeas também carrega um significado forte por trás do prêmio.

“A Destemida teve uma história muito bonita”, revelou a proprietária Mariana Franco Tellechea. Na última divisão das éguas feitas por sua mãe, na Cabanha Paineiras, a égua escolhida foi BT Quiniela que, apesar de ter bastante idade, conseguiu gerar a atual Grande Campeão da final Morfológica da Expointer. “A Destemida é uma égua muito importante dentro da nossa família, que ganhou [a Passaporte de] Alegrete muito bem e é uma égua bastante equilibrada, daquelas difíceis de conseguir”, contou Mariana, que também vibrou com o prêmio da 3ª Melhor Fêmea adquirido pela irmã paterna de Destemida, Basca Constância (4ª Melhor Fêmea da Expointer 2018).


Em família
A tradição, os conhecimentos e costumes preservados e difundidos entre gerações formam uma das características mais fortes do Cavalo Crioulo. Durante a final Morfológica, outra história em família foi redigida com milhares de testemunhas nas arquibancadas. Enquanto os jurados Ciro Manoel Canto de Freitas e Mário Móglia Suñe julgavam separadamente os melhores animais do ciclo, eram os seus filhos, Giovanna de Freitas e Mário dos Santos Suñe, quem os auxiliavam como secretários desta edição.

"Gratificante. Eu tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade. Foi um momento único para mim, que já entrei tantas vezes aqui em Esteio, e pela primeira vez poder dividir essa pista, com certeza é uma experiência muito importante para ele. O que é gratificante é poder conversar abertamente, explicar para ele os pontos de vista e poder passar um pouco da nossa experiência para os jovens. E sendo o meu filho, o meu amigo, o meu companheiro de todas as horas, é especial demais", disse Mário Móglia Suñe sobre o filho, Mário dos Santos Suñe.

"Para mim foi um grande orgulho e um prazer poder compartilhar esta pista maravilhosa, de tanta qualidade, de tanto investimento e trabalho dos criadores e da própria ABCCC, com a minha filha. Foi um orgulho enorme poder contar com ela e saber que muitas vezes ela me ajudou nas decisões", revelou Ciro Manoel Canto de Freitas sobre a parceria com a filha Giovanna de Freitas.

A Morfologia da Expointer tem o patrocínio de Banrisul, Supra, Vetnil e Biscoitos Zezé.


Resultado (ainda não homologado pela ABCCC):

Grande Campeã e Campeã Potranca Maior
BASCA DESTEMIDA, R.P. 993, B512807, NMGC 5, NASC 23/09/2016, FÊMEA, COLORADA REQUEIMADA BRAGADA, POR BASCO ONÁSSIS (B243062) (PAI) E BT QUINIELA (B185381) (MÃE)
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA - RS

Reservada Grande Campeã e Campeã Potranca Menor
OITAVA RIMA DA CABANHA SANTA FÉ, R.P. 418, B521219, NMGC 7, NASC 17/11/2016, FÊMEA, COLORADA BRAGADA SALINA RABICANA, POR JA IMPULSO (B317108) (PAI) E ELITE DA CABANHA SANTA FÉ (B279287) (MÃE)
CRIADOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS
EXPOSITOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS, THEO OBINO
ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA FÉ, EST NCIA DA FUMAÇA, ACEGUÁ - RS

Terceira Melhor Fêmea e Campeã Égua Menor
BASCA CONSTÂNCIA, R.P. 939, B478886, NMGC 5, NASC 24/11/2015, FÊMEA, COLORADA SALINA, POR BASCO ONÁSSIS (B243062) (PAI) E BT SALPICADA (B215427) (MÃE)
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA - RS

Quarta Melhor Fêmea e Reservada Campeã Égua Menor

VANEIRA DO PASSO FUNDO, R.P. 304, B481655, NMGC 7, NASC 02/10/2015, FÊMEA, PICAÇA SALINA, POR MANICERO DO RECANTO CRIOULO (B324610) (PAI) E CONFIANÇA DO PASSO FUNDO (B240818) (MÃE)
CRIADOR: EVARISTO TAGLIARI NETO
EXPOSITOR: EVARISTO TAGLIARI NETO
ESTABELECIMENTO: CABANHA PASSO FUNDO, PALMARES DO SUL - RS


MACHOS

Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor
MAIS UM MAGISTRADO, R.P. 126, B480453, NMGC 7, NASC 17/10/2015, MACHO, ZAINA COLORADA SALINA, POR EQUADOR DE SANTA EDWIGES (B235945) (PAI) E LA RAQUEL ASTILLA (B420073) (MÃE)
CRIADOR: CLAUDIO OMAR DE ALMEIDA
EXPOSITOR: CLAUDIO OMAR DE ALMEIDA
ESTABELECIMENTO: CABANHA MAIS UM, SÃO LOURENÇO DO SUL - RS

Reservado Grande Campeão e Campeão Cavalo Adulto
DOM JUAN DE SÃO PEDRO, R.P. 1314, B350697, NMGC 5, NASC 19/11/2010, MACHO, COLORADA REQUEIMADA, POR BT DELANTERO (B074968) (PAI) E MORENA DE SÃO PEDRO (B142571) (MÃE)
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
EXPOSITOR: JOSÉ VALMIR SILVEIRA D AVILA
ESTABELECIMENTO: CABANHA JLV, SANTA MARGARIDA DO SUL - RS

Terceiro Melhor Macho e Reservado Campeão Cavalo Adulto
ALFERES DO ORELHANO, R.P. 108, B443147, NMGC 7, NASC 28/11/2013, MACHO, GATEADA, POR JA IMPULSO (B317108) (PAI) E PELEADORA DO ORELHANO (B214509) (MÃE)
CRIADOR: HUGO MARIANI FILHO
EXPOSITOR: HUGO MARIANI FILHO
ESTABELECIMENTO: CABANHA DO ORELHANO, CHAPADA - RS

Quarto Melhor Macho e Campeão Potranco Maior
JAGUAR DA GAP SÃO PEDRO, R.P. 1829, B509629, NMGC 7, NASC 19/10/2016, MACHO, GATEADA, POR AS MALKE TORMENTO-TE (B296959) (PAI) E RICOLETA DE SÃO PEDRO (B189933) (MÃE)
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
EXPOSITOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA - RS