Logo -
sombra

Freio Jovem: destaques do ciclo 2019

14 DE AGOSTO DE 2019 - ATUALIZADA EM 15 DE AGOSTO DE 2019 | Redator: Fabricio Lemos/ABCCC

Estamos cada vez mais próximos da grande final da competição que irá premiar os destaques do futuro da Raça Crioula. A Final Nacional do Freio Jovem do ciclo 2019 irá acontecer entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, durante o evento mais esperado do ano, a Expointer. Ao longo da temporada mais de 115 jovens ginetes mostraram suas habilidades em cada uma das 123 provas realizadas em diversas cidades. A busca por uma vaga na final resultou em 192 animais inscritos, nas oito categorias da modalidade, que correram nas pistas de cinco diferentes estados do Brasil.

Em Esteio, até 87 jovens competidores ranqueados disputarão as finais das categorias: Infantil Feminino A, Infantil Masculino A, Infantil Feminino B, Infantil Masculino B, Juvenil Feminino, Juvenil Masculino, Junior Feminino e Junior Masculino. O destaque fica para as categorias Infantil Masculino B e Juvenil Feminino que apresentaram um aumento no número de animais inscritos nas provas em relação ao ano anterior.

 

Ainda falando em destaques, a ginete Ouro e Prata na categoria Feminino B no ciclo de 2018, Antonella Blanco Suñe, marcará presença mais uma vez na competição. A competidora fechou as credenciadoras do Ciclo 2019 no topo do ranking da categoria Infantil Feminino B.

Antonella Blanco Suñe montando Medalhão da Cabanha Santa Fé Imagem: Felipe Ulbrich

- Antonella Blanco Suñe montando Medalhão da Cabanha Santa Fé

 

Francisco Cachapuz Móglia, também duplamente premiado no ciclo anterior na categoria Infantil Masculino A, mais uma vez buscará seu lugar no pódio, desta vez na categoria Infantil Masculino B, onde o ginete também fechou as classificatórias deste ciclo no topo do ranking.

Francisco Cachapuz Móglia montando Palmas de Peñaflor Ponteado Imagem: Felipe Ulbrich

- Francisco Cachapuz Móglia montando Palmas de Peñaflor Ponteado

 

Nas finais de 2018, nem mesmo o mau tempo e as fortes chuvas impediram que os pequenos competidores exibissem suas habilidades, demonstrando um grande nível de seriedade e paixão pela competição. Tal feito impressionou todos que acompanharam a modalidade, como o jurado Rafael Terra: “São jovens que estão no meio, gostam de cavalo e provavelmente serão o futuro da raça” afirmou. O time de avaliadores responsáveis pelas notas deste ano terão seus nomes divulgados em breve pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

 

Julgamento

Para que o espetáculo aconteça, não podem faltar os jurados. As categorias Infantil e Júnior contarão com Felipe Caccia Maciel, Gustavo Rodrigues e Otávio de Aragão Oliveira no julgamento. Já na categoria Juvenil, as placas com as notas serão levantadas pelas mãos de Cláudio Neto de Azevedo, Leonardo Teixeira e Daniel Rossato Costa.


PROGRAMAÇÃO:

>> Confira aqui a programação e os serviços completos <<


30 de agosto (sexta-feira)
8h - Fase Final - Final Nacional de Paleteadas
9h às 12h - Entrega de coletes - Inf/A e B
12h às 16h - Entrega de coletes - Juv/jun
13h30 - Freio Jovem - And./ Figura/ VSP-Esb - Inf A/Inf B
18h - Espaço Cultural: Prataria Crioula (Raul Sartor Filho)

31 de agosto (sábado)
8h - Freio Jovem - And./ Figura/ VSP-Esb - Juv/jun
15h - Freio Jovem - Mangueira - Inf/Juv/jun
17h30 - Confraternização Freio Jovem (na pista de Mangueira)
18h - Espaço Cultural: Exposição de Facas (Don Cassio Selaimen)

1 de setembro (domingo)
8h - Freio Jovem - Bay-Sar / Campo - Inf/Juv/jun


O Ciclo do Freio Jovem conta com o patrocínio da Supra, da Vetnil e Correaria Dima.