Logo -
sombra

Agora é a vez delas: prova Mulheres de Ouro realiza inscrições em Lavras do Sul

24 DE JULHO DE 2019 - ATUALIZADA EM 01 DE OUTUBRO DE 2019 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

Com o ciclo do Freio de Ouro se aproximando do fim, outras provas surgem no calendário Crioulista. A mais recente iniciativa partiu do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul, pensando na mulher do campo. Entre os dias 15 e 17 de novembro, ocorrerá a primeira edição do Mulheres de Ouro - um evento destinado exclusivamente às ginetes do sexo feminino. A modalidade não oficial acontece no Parque do Sindicato da cidade e tem base nos regulamentos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Mesmo com pouco mais de 7.500 habitantes, Lavras do Sul é um município que vem mostrando grande potencial nos eventos da Raça, sempre contando com a presença Crioulista das cidades vizinhas. No último mês de maio, sediou a semifinal da Paleteada. Recebendo mais de 90 duplas, o local mostrou possuir ótimas estruturas para receber seletivas de grande porte. O presidente do Núcleo, Mauro Ferreira, conta que em outras competições, principalmente nas provas de Laço, há proporcionalmente uma boa presença feminina. “Acreditamos que o evento possa ser um embrião para um encontro maior, algo novo para a Raça”, diz.

Além de proporcionar um ambiente de confraternização entre as competidoras, o objetivo do evento, segundo os organizadores, é fomentar ainda mais o uso do Crioulo pelas cavaleiras - que já demonstram ser capazes de desempenhar com maestria as provas das principais modalidades da ABCCC. Mauro destaca que a ideia surgiu a partir de conversas com mulheres que gostariam de mais espaço no cenário. Levando em conta outros eventos bem sucedidos e exclusivos do sexo feminino no meio equino, a ideia parece atender este público, além de ser mais um palco para o Crioulo.

Provas e Premiação
Com transmissão ao vivo no site e nas redes sociais, será possível acompanhar todos os detalhes da final das competições de Laço, Paleteada, Doma, bem como as primeiras etapas do Freio de Ouro: Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas - com prêmios para primeiro e segundo lugares nas categorias infantil, juvenil e adulto.

No laço, a competição premiará até o quarto lugar nas categorias Adulto Força A, Força B e Juvenil; assim como a Paleteada congratulará as duplas femininas de primeiro a quarto lugar, seguindo o regulamento da Força B de Paleteadas. Na doma, serão seguidos os critérios técnicos do regulamento da Doma de Ouro, mas serão realizadas, em sequência, apenas as provas de Andaduras, Mansidão, Escaramuça livre, Figura e Sujeição, com premiação até a quarta colocada.

Inscrições
Para realizar inscrição ou obter maiores informações, basta entrar em contato com o Núcleo de Lavras do Sul atavés dos telefones (55) 3282.1142 / 99963.1785, ou pelo e-mail nccclavrasdosul@gmail.com.

 

Aguarde a programação.