Logo -
sombra

Prévia Morfológica completa as vagas para a Morfologia da Expointer

18 DE JULHO DE 2019 - ATUALIZADA EM 19 DE JULHO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Com os objetivos apontando para o standard racial do Cavalo Crioulo, o trio de técnicos formado por Daniel Rossato Costa, Felipe Caccia Maciel e Luciano Corrêa Passos selecionou 80 exemplares para completarem as vagas disponíveis no principal julgamento de conformação da raça Crioula: a Morfologia da Expointer. No total, 316 foram inscritos na Prévia Morfológica realizada entre os dias 17 e 18 de julho na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

 

Na seletiva estiveram animais trazidos por expositores de sete estados, divididos nos campeonatos Potranco Menor, Potranco Maior, Cavalo Menor, Cavalo Adulto, Potranca Menor, Potranca Maior, Égua Menor e Égua Adulta. Dos considerados aptos a irem à final morfológica, 50 ficaram na Lista A, com vaga direta. Outros 30 exemplares compuseram a chamada Lista B, aprovados com a condição de se instalarem na estrutura de cocheiras locadas (ao lado dos lavadores). Por fim, outros dez foram definidos para os reservas (e serão chamados, na ordem, caso haja alguma desistência). Confira as listas abaixo:

 

CLIQUE AQUI e confira os 50 aprovados do time A.

CLIQUE AQUI e veja os 30 aprovados do time B.

CLIQUE AQUI e confira a lista de reservas.

 

O olhar da seleção

Após o desfile de todos os animais ao bom público que compareceu nas arquibancadas do parque, o trio de avaliadores comentou sobre os objetivos em pista. “Nós somos três técnicos e cada um tem um ponto de vista, mas sempre [vamos] norteando o standard da raça. Então, a gente procura ver aprumo, selo racial e linha superior”, explicou o técnico Luciano Corrêa Passos.

 

O fato de todos os animais entrarem em pista montados é outro aspecto importante, como destacou o técnico Daniel Rossato Costa. “Então, como a gente está selecionando um cavalo de sela, leva muito em conta a questão das andaduras: tranco, trote e galope. Isso é também fator decisivo se a gente fica na dúvida de um animal ser aprovado ou não”, apontou. 

 

Por fim, o técnico Felipe Caccia Maciel explica que na Prévia não são definidos especificamente vencedores, mas sim exemplares com condições de agregar ao grupo que vai à decisão. “Nós selecionamos os melhores animais de cada categoria para que todas estejam melhor representadas dentro da Expointer. [Em] algumas categorias se chamou um número maior de animais, em outras não, mas principalmente priorizando a qualidade”, garantiu. 

 

A grande decisão

Com espaço já definido no calendário da raça, a Morfologia da Expointer 2019 ocorre entre os dias 26 e 28 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Para o maior julgamento de conformação da temporada, 232 animais estão habilitados a se inscrever, sendo 152 deles selecionados através das 19 Exposições Passaporte realizadas neste ciclo. 

 

O Banrisul é o patrocinador oficial do ciclo de Exposições Passaporte 2019.