Logo -
sombra

Após provas com gado, Classificatória de Araranguá tem sua primeira fase concluída

20 DE JUNHO DE 2019 - ATUALIZADA EM 23 DE JUNHO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

Três dias e seis etapas depois da primeira entrada em pista, os 55 conjuntos inscritos completaram a primeira fase da semifinal ao Freio de Ouro de Araranguá/SC neste sábado (22). Ficando definidos assim os 32 animais (16 fêmeas e 16 machos) que voltam à arena de provas do  Caverá Contry Park para a disputa da fase final na manhã de domingo (23). Destes, apenas oito de cada categoria garantem vaga para a grande decisão da Expointer 2019, desde que alcancem média final acima dos 18 pontos.

 

Depois da análise de conformação e do teste de desempenho nas primeiras etapas funcionais, o terceiro dia de competição reservou aos concorrentes o desafio da lida com o gado, tanto na prova de mangueira quanto na pista de campo, com as corridas de paleteada. No resultado parcial até o momento, os dois líderes sustentaram suas colocações conquistadas no dia anterior.

 

Dentro da categoria Fêmeas, Ibérica da Vendramin foi quem se manteve no topo e entra com vantagem no domingo decisivo, com a nota 18,712. A zaina - cria e propriedade da Estância Vendramin, de Palmeira/PR - vem sendo conduzida pelo ginete Fabrício Barbosa e obteve o credenciamento em Lapa/PR. Na outra divisão, o cavalo Guitarreiro Fortacho também mostrou um resultado constante e garantiu a primeira colocação até a última corrida.  O tordilho, credenciado na seletiva Aberta do município de Lages, vem competindo sob o comando do ginete Fagner Crescencio Espíndola e representa as cabanhas Da Costa, Wink e Fortacho, de Santa Rosa do Sul/SC.

 

CLIQUE AQUI e confira a parcial completa da primeira fase na categoria Fêmeas.

CLIQUE AQUI e acesse a parcial completa da primeira fase na categoria Machos.

 

Relembre Andaduras, Figura Volta sobre patas e Esbarradas

Precisão nos movimentos, força, velocidade e muita funcionalidade foram algumas das características necessárias aos conjuntos que se apresentaram em pista na sexta-feira (21), na disputa que mexeu com as parciais, se comparada ao desempenho morfológico da estreia. Ibérica da Vendramin alcançou médias altas e constantes, pulando para a posição mais alta do ranking parcial das éguas. Já entre os Machos, quem se destacou e assumiu a ponta foi Guitarreiro Fortacho.

 

CLIQUE AQUI e veja a parcial completa das Fêmeas após Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas. 

CLIQUE AQUI e veja a parcial completa dos Machos após Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas.

 

Relembre a etapa morfológica

Foi com a atribuição das notas morfológicas que os conjuntos deram início à penúltima semifinal ao Freio de Ouro da temporada na tarde de quinta-feira (20).  No julgamento de conformação, 40% das fêmeas e 36% dos machos atingiram nota acima dos 7 pontos.

 

Parte do grupo mais jovem de fêmeas concorrendo, Belle Jóia Rara largou com a vantagem na ordenação morfológica, com 7,650 de média. A colorada é cria e propriedade da Fazenda Paraíso, de Balsa Nova/PR e faz a sua estreia nas competições da modalidade neste ciclo. Enquanto na divisão dos Machos, a melhor avaliação morfológica (nota 7,800) ficou com Pampeano do Recanto Crioulo. O garanhão é cria e propriedade da Estância Três Coxilhas, de Barra Velha/SC e participa de seu segundo ciclo disputando o Freio de Ouro.

 

CLIQUE AQUI e confira a parcial completa da categorias Fêmeas.

CLIQUE AQUI e veja a parcial morfológica da categoria Machos.

 

O evento

Organizada pela ABCCC, em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense, a Classificatória ao Freio de Ouro SC/PR conta com o julgamento de Fábio Muricy Camargo, Felipe Caccia Maciel e Gustavo Weiand na categoria Fêmeas e do trio Guilherme Kempa Abascal, Jorge Aginelo do Nascimento e Mário Móglia Suñe na divisão dos Machos. Neste sábado (22), a prova retorna com a prova de Mangueira pela manhã e as corridas de paleteada da etapa de Campo à tarde.

 

O ciclo do Freio de Ouro 2019 conta com o patrocínio da Massey Ferguson e da Ipiranga, além do apoio da Supra e da Chevrolet.

 

Assista ao vivo e siga as mídias sociais

Estamos com transmissão ao vivo, na íntegra, aqui pelo site e também no facebook.com/cavalocrioulooficial. A apresentação é de Estela Facchin e os comentários de Luciano Corrêa Passos. Além disso, você pode acompanhar as notas em tempo real CLICANDO NESTE LINK e acompanhar a cobertura através das histórias do Instagram (instagram.com/cavalocrioulooficial).

 

Confira a programação do último dia:

23 de junho (domingo)

8h30 - Fase Final (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)

12h - Encerramento e entrega de prêmios