Logo -
sombra

Primeira fase concluída: veja quem são os finalistas da Classificatória Gaúcha ao Freio de Ouro

13 DE JUNHO DE 2019 - ATUALIZADA EM 16 DE JUNHO DE 2019 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

No dia em que o gado entra para impor novos desafios aos competidores, fêmeas e machos completaram a primeira fase da Classificatória Gaúcha ao Freio de Ouro, deixando Mangueira I e Campo I para trás na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Com isso, ao fim de tarde deste 15 de junho, estão definidos os finalistas da semifinal, conjuntos que retornam para mais três etapas na manhã deste domingo (16). Todos em busca, claro, de uma das vagas na grande final da modalidade.

 

Ponteando o grupo de Fêmeas, a égua uruguaia Jaguel Olímpica mostrou, até agora, o equilíbrio necessário para se manter na posição de líder conquistada desde o início das etapas funcionais. A baia é de propriedade da Cabanha Septiembre, localizada na cidade de Maldonado/UY, e carrega  a média de 20,702 ao fim da primeira fase, na qual compete sob a condução do ginete Cláudio Fagundes.

 

CLIQUE AQUI e veja a planilha completa das Fêmeas na primeira fase. As 16 primeiras voltam à pista no domingo.

 

Entre os garanhões, a história é semelhante. O gateado Feitiço Cavalera assumiu a primeira colocação na sexta-feira, quando começaram as etapas funcionais, e manteve o primeiro lugar até o fim deste sábado, entrando com vantagem no grupo de finalistas da categoria ao alcançar a média de 19,032. O cavalo é propriedade do estabelecimento argentino Cabanha Perseverança e com o comando do ginete José Fonseca Macedo.

 

CLIQUE AQUI e veja a planilha completa dos machos na primeira fase. Os 16 primeiros voltam à pista no domingo.

 

Neste domingo, a fase final inicia às 8h30, trazendo na sequência as etapas de Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II. Ao fim dela, até 8 fêmeas e 8 machos (desde que cheguem aos 18 pontos) saem com lugar garantido na Expointer.

 

Relembre o início das etapas funcionais

Os desafios de função entraram na programação da sexta-feira, 14 de junho. Chegando a quase 11 horas consecutivas de prova, as 48 fêmeas e os 45 machos completaram as etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas na Classificatória Gaúcha ao Freio de Ouro. Com isso, novos líderes assumiram a ponta da tabela: a égua Jaguel Olímpica e o cavalo Feitiço Cavalera.

 

CLIQUE AQUI para conferir a parcial das Fêmeas após Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas.

CLIQUE AQUI para conferir a parcial dos Machos após Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas.

 

Relembre a etapa morfológica

Dando início à semifinal, ambas as categorias passaram pelo crivo da seleção morfológica na primeira etapa da prova. No grupo das éguas,  Erva Santa Cala Bassa (exemplar três vezes Reservada Grande Campeã na Expointer) foi quem largou na liderança com a maior nota (8,400). Enquanto entre os garanhões, o colorado Guanabara Nunca Más (cavalo que também já ganhou rosetas nas filas de campeonatos da Morfologia da Expointer em 2014 e 2015) iniciou como líder após receber a melhor avaliação dos jurados (8,000 de nota).

 

CLIQUE AQUI e confira a parcial da etapa morfológica das Fêmeas.  

CLIQUE AQUI e confira a parcial da etapa morfológica dos Machos.

 

O evento

Organizada pela ABCCC, a Classificatória Gaúcha ao Freio de Ouro conta com o julgamento de João Francisco Silveira, Luciano Corrêa Passos e Thiago Schilling de Ávila na categoria das Fêmeas e com a atuação do trio Carlos Marques Gonçalves Neto, Eduardo Móglia Suñe e Leonardo Ardenghy na avaliação da divisão dos Machos. Nela, competem conjuntos credenciados em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

 

O ciclo do Freio de Ouro 2019 conta com o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga e com o apoio da Supra e da Chevrolet.

 

Acompanhe ao vivo

Estamos com transmissão ao vivo, direto de Esteio/RS, através do nosso site e também no Facebook. A apresentação é de Estela Facchin e os comentários de Daniel Rossato Costa. Além disso, você pode acompanhar a cobertura do evento através das nossas publicações no Instagram.



ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:

15 de junho (sábado)

21h Leilão Cabanha do Mako e Reconquista

 

16 de junho (domingo)

8h30 Fase Final (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)

12h Encerramento e entrega de prêmios