Logo -
sombra

Só falta a final: Paleteada aguarda o ápice do ciclo

17 DE MAIO DE 2019 - ATUALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2019 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

Se o 2018 da modalidade de Paleteada já tinha boa adesão e ótimas performances em pista, atraindo tanto público para assistir quanto novos participantes para à competição; o ano atual traz uma evolução do processo. Como todo avanço de um projeto, os números seguem o bom desempenho e, como não poderia deixar de ser, as disputas de corrida de gado seguem o protocolo.

 

Na temporada anterior, Alegrete/RS, Bagé/RS e Osório/RS foram as paradas para os paleteadores lutarem por uma classificação na final que ocorreu durante a programação do Cavalo Crioulo na Expointer. A tríade de semifinais uniu, no total, 249 duplas oriundas de 64 provas de Paleteada espalhadas pelo território brasileiro e viram as 69 melhores duplas do ciclo tentarem chegar ao ponto mais alto do pódio. Os presentes assistiram, assim, Pablo Rodrigues e Maurício Costa, montados em Neruda do Boeiro e PP Presente da Renascer, se consagrarem com o ouro.

 

O crescimento dos números é gritante, com um ano de diferença são 18 provas a mais, culminando em 270 paleteadores nas três semifinais de Paleteada em 2019: Uruguaiana/RS, Santa Vitória do Palmar/RS e Lavras do Sul/RS. “Nós vemos há algum tempo que a modalidade vem crescendo ano após ano. Um fator muito positivo é a renovação, ginetes novos estão correndo de igual para igual com quem já corre a força A”, comentou o coordenador da subcomissão Leonardo Teixeira.

 

Ainda segundo ele, cada uma das cidades tem fatores especiais para a expressividade dos números. A recepção, a qualidade do gado e o fato de respirarem a modalidade são os diferenciais de Lavras do Sul, Santa Vitória do Palmar e Uruguaiana. As particularidades geográficas contribuem para uma concentração de pessoas, ocasionando um expressivo número de competidores e presentes.

 

Após valorizar o trabalho das subcomissões anteriores, Teixeira pontuou que foram feitos ajustes, “exatamente por nós sermos competidores, conversamos com quem participa e levamos em consideração os anseios de todos, buscando uma melhora da prova”. Enfim, se disse muito satisfeito com o andamento, engajamento e nível técnico da prova.

 

Agora resta esperar. Os classificados treinam exaustivamente enquanto aguardam a passagem dos dias durante o calendário Crioulo. Faltam menos de três meses para a Expointer e com ela os aguardados dias 29 e 30 de agosto, quando as duplas de paleteadores montarão em seus companheiros equinos na tentativa de alcançar o título de campeão do ciclo 2019.


Quer conferir quem está classificado? Acesse as matérias da Classificatória de Uruguaiana, da Classificatória de Santa Vitória do Palmar e da Classificatória de Lavras do Sul. Além destes, também classificam:

 

- Duas duplas uruguaias (indicadas pela associação do país);

- Cinco melhores duplas do ranking de fora do Rio Grande do Sul;

- Duplas campeã e vice-campeã da Força B;

- Dupla campeã do ciclo 2018.