Logo -
sombra

Classificados e campeões são definidos na Paleteada de Lavras do Sul

12 DE MAIO DE 2019 - ATUALIZADA EM 14 DE MAIO DE 2019 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Sintonia, funcionalidade e parceria na busca da corrida perfeita em três paradas: da fronteira com a Argentina, passando pelo Extremo Sul e terminando novamente na Campanha Gaúcha. Esse foi o caminho percorrido pelas semifinais de Paleteada em 2019. Ciclo que se encerrou em grande estilo no município de Lavras do Sul, com a disputa  da última classificatória da Força A e também a Final da Força B entre os dias 10 e 12 de maio. 

 

Os números registrados aqui só confirmam o sucesso da modalidade neste fechamento de temporada classificatória. Com 142 duplas inscritas - sendo 94 na Força A e 48 na Força B - a disputa em Lavras do Sul totalizou mais de mil pedidos de “porta”. Isso, em uma disputa que rendeu tempo superior a 20h de corridas de vaca na pista do Sindicato Rural.

 

Na Força A, se a fase final realizada neste domingo (12) embaralhou o resto da planilha, impondo as dificuldades da corrida de gado com retomada, para os primeiros colocados a vitória foi sendo garantida desde o início. Líderes em todas as parciais divulgadas, Gustavo Delabary montando Bandeira da São Crispim e Jonathan Teixeira montando Festa Grande do São Crispim terminam como os vencedores após somar a a pontuação de 59,00.

 

Confirmando a competitividade da disputa, na listagem de habilitados para a Expointer a diferença de pontuação foi pequena e acirrada entre os 20 classificados, com direito até a desempate para definir o terceiro e quarto lugares. "Uma prova bem imprevisível, pelo fato do tempo - choveu na sexta-feira, fez frio - e o gado também, que a gente sabe não é um desafio fácil. Mas um nível muito alto de animais e de prova. Uma prova excelente como sempre, como já foi nas outras classificatórias. Quem se superou, entrou nos vinte", pontuou o jurado Renato Gonçalves.

 

Força B apresenta seus vencedores

Entre aqueles que buscavam o título da categoria Força B, quase dois pontos de diferença na soma do levantar de placas definiram a dupla campeã. Erguendo o troféu, Felipe Augusto Zanin montando JL Hermosa e Matheus Lorenzetti Poli montando Gata Del Rey aproveitaram melhor os bois soltos na boca do brete. Eles que haviam terminado a primeira fase na terceira colocação, deram o salto ao topo após os desafios de corrida com retomada e sagraram-se como os vencedores da temporada com 69,88 de nota final. 

 

Como não poderia deixar de ser, a decisão deixou sua contribuição no sentido de oportunizar a disputa a mais competidores, já que a participação e os bins resultados não dependem do perfil ou do nível de experiência dos ginetes. "Eu ressalto a questão dos iniciantes, do fomento da raça. Eu acho mjito importante a gente ver pai correndo com filha (o), mulheres entrando cada vez mais correndo paleteada, que é uma prova que encanta bastante. Pelo nível que apareceu na Força B aqui foi muito importante para o crescimento da prova", salienta Gonçalves. Lembrando que as duas duplas melhores colocadas na Força B também ficam habilitadas a concorrer na Final Nacional de Paleteada da Expointer 2019. 

 

A prova

O evento contou com a organização da ABCCC em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul. Na supervisão, Carlos Marques Gonçalves Neto garantiu o cuidado técnico com a prova e também por eleger o animal Selo de Raça da prova, prêmio entregue a égua Três Marias da Escondida. A cedência do gado para uso nesta semifinal foi da Cabanha Macanudo.

 

A Vetnil é a patrocinadora oficial do ciclo de Paleteadas 2019.

 

Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):

 

FORÇA A

 1º lugar

Gustavo Delabary montando Bandeira da São Crispim e Jonathan Teixeira montando Festa Grande do São Crispim 

Nota: 59,00

 

 2º lugar

Eduardo Loureiro de Souza montando Viragro Tirana e Carlos Loureiro de Souza montando Viragro Camino Real

Nota: 56,50

 

3º lugar

Felipe Augusto Zanin montando Recuerdo do Purunã e Guilherme de Carli montando MN Informante

Nota: 55,88 (12,25 no desempate) 

 

CONFIRA A LISTA COM TODOS OS CLASSIFICADOS DA FORÇA A:

CLIQUE AQUI e confira o planilha final, com todas as duplas participantes da Força A. 

 

FORÇA B

1º lugar

Felipe Augusto Zanin montando JL Hermosa e Matheus Lorenzetti Poli montando Gata Del Rey 

Nota: 69,88

 

2º lugar

Diogo Ferreira montando Guapa do Macanudo e Jardel Vargas montando Don Carlos do Macanudo

Nota: 67,00

 

3º lugar

Luiz Felipe Martins Bastos montando Floreio Kaygua e Guinther de Quadros Clós montando Martha 3195 da Tradição 

Nota: 66,75

 

4º lugar

Vagner Chuma montando Rosário Milonga e Leandra Flores montando Rosário Joia Rara

Nota: 65,88

 

CLIQUE AQUI e veja a planilha final completa da decisão da Força B.