Logo -
sombra

Exposição em Bagé marca os 85 anos de Vilson de Souza

10 DE MAIO DE 2019 - ATUALIZADA EM 10 DE MAIO DE 2019 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

A trajetória pioneira de Vilson Charlat Souza é lembrada por cada canto em que passa, e no seu aniversário de 85 anos não poderia ser diferente. Através de fotografias, sua vida nas competições será materializada em uma exposição comemorativa. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, a iniciativa visa celebrar o aniversário do primeiro ginete a conquistar o Freio de Ouro na história do prêmio. Serão oito dias de mostra, que inicia em 29 de maio.

Vilson deixou um legado marcado por seu talento. Seu percurso iniciou ao ser convidado para domar duas éguas na propriedade da família Pons, em Uruguaiana, sua cidade natal. Preciosa do Cinco Salsos foi uma delas, que em seguida, veio a ser mãe daquele que marcaria sua história para sempre: o cavalo Itaí Tupambaé.

Foi neste cenário que, há 34 anos, ele conquistava o primeiro dos cinco Freios de Ouro que possui, além de quatro de prata e dois de bronze. Em 2001, após acumular diversas vitórias, Souza aposentou-se das pistas. Mas mesmo com dificuldades de saúde, ele se arrisca dando pequenas voltas com os crioulos e participa de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

O evento
A exposição Vilson Charlat de Souza - 85 Anos de Amor ao Cavalo Crioulo está aberta para visitação de 30 de maio a 12 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 17h. As fotografias que relembram a trajetória do ginete estarão disponíveis na Casa da Cultura Pedro Wayne, em Bagé.