Logo -
sombra

Inclusão de Ouro emociona público em Capão do Leão

07 DE MAIO DE 2019 - ATUALIZADA EM 08 DE MAIO DE 2019

Mais uma edição do Inclusão de Ouro emocionou o público crioulista no último domingo, 05 de maio, no Passo das Pedras, no Capão do Leão. Nela, quatro participantes superaram seus desafios e realizaram os movimentos com destreza: Dionatan Braz Martins montando BT Sacarrolha, Eduarda Rodrigues Lima montando Pétala do Liscano, Gabriel Paiva Alfaro montando Pétala do Liscano e Josilene da Silva Martins montando Caduco Calla Bassa.

A prova foi promovida pelo Núcleo do Capão do Leão e organizada pela presidente do Núcleo de Arroio Grande – além de competidora – Josilene Martins. Até o momento, três provas da modalidade que incentiva a participação de Pessoas Com Deficiência (PCD) já foram realizadas no Rio Grande do Sul.

 


Confira quem foram os competidores:
Pétala do Liscano
Expositor: Lauzelino Vaz
Estabelecimento: CT Juliano Pagano
Cidade: Tavares/RS
Ginete: Eduarda Rodrigues Lima
Desde os três anos possui Paralisia Flácida Aguda com uso constante de uma órtese na perna direta.
- Não imagina sua vida longe do campo e dos animais, sonha em aprender técnicas de doma racional e vê em sua participação no Inclusão de Ouro um grande desafio a ser superado.

Caduco Calla Bassa
Expositor: Érida da Rosa e Nilomar Valadão
Estabelecimento: CDT Valadão - Cabanha Santa de Lourdes
Cidade: Arroio Grande/RS
Ginete: Josilene da Silva Martins
Possui Luxação Congênita Bilateral de Quadril, displasia, frouxidão capsular predisponente (perda de contato da cabeça do fêmur com o acetábulo ao nascer).
- Sua participação no Inclusão de Ouro é a materialização do sonho de estar participando de uma prova inclusiva da Raça Crioula que foi idealizada por ela com objetivo de promover chances reais de igualdade competitiva entre pessoas com necessidades especiais.

BT Sacarrolha
Estabelecimento: CT Bocal Sovado
Cidade: Canela/RS
Ginete: Dionatan Braz Martins
Possui Amelia - ausência congênita dos dois membros inferiores.
- Sempre teve influência e contato com o meio rural através de incentivo familiar, é formado em Técnico em agropecuária com estágio realizado na GAP São Pedro onde estreitou sua relação diária com o campo e os cavalos. Participar do Inclusão de Ouro é a certeza que todos temos um espaço especifico, independente da limitação.

Pétala do Liscano
Expositor: Lauzelino Vaz
Estabelecimento: CT Juliano Pagano
Cidade: Tavares/RS
Ginete: Gabriel Paiva Alfaro
- Possui Paralisia Cerebral
- Participou de um projeto de equoterapia na capital durante a sua infância e sempre manteve contato próximo com o cavalo. Frequenta eventos campeiros, rodeios e cavalgadas e viu no Inclusão de Ouro a chance de competir em nível de igualdade com pessoas que têm alguma necessidade especial.