Logo -
sombra

Em expansão, Campo Grande é palco para Exposição Passaporte neste fim de semana

09 DE ABRIL DE 2019 - ATUALIZADA EM 10 DE ABRIL DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

No ciclo 2019, a morfologia - que faz parte do tripé de seleção da raça Crioula - teve início há uma semana em Esteio/RS durante a 16ª Expo-Outonal. Nos próximos dias, entre 12 e 13 de abril, o estado do Mato Grosso do Sul é quem sedia a segunda Morfologia Passaporte do ciclo: em Campo Grande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Com bom número de inscritos até agora, a região evidencia na prática a força dessa expansão.

O evento do Cavalo Crioulo será realizado durante a 81ª Expogrande, uma das mais importantes feiras agropecuárias do país. Porém, não é apenas isso que torna a Passaporte de Campo Grande tão singular. O aumento de relevância da raça no estado, na Região Centro-Oeste, é um importante indício de crescimento, que é atestado em números: em 2018, no MS, o aumento foi de 6,85% e chegou a pouco mais de dois mil exemplares registrados.

O resultado disso, na prática, é a grande adesão à Exposição Passaporte, que recebeu 80 inscrições até a última terça-feira, 8 de abril. “Estamos muito contentes. Superou nossas expectativas”, vibrou a presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Anna Lucia Coelho Paiva. Com a realização em simultâneo da Expogrande no parque, a expectativa é a de que o público também se interesse pelo evento do Cavalo Crioulo, que terá como jurado Thiago Andreolla Persici, além do técnico Rafael Fagundes Sant’Anna, credenciado à ABCCC.

A adesão ainda pode ser maior. Com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 11 de abril, a Exposição Passaporte pode ter ainda mais impacto no estado - clique aqui e saiba como se inscrever. Os inscritos, inclusive, serão muito bem recebidos, como garante a presidente da Acrissul, Anna Lucia. “Estamos inaugurando as instalações completas de nossa sede própria, o que vai dar mais conforto aos participantes”, projetou.

Confira a programação da Passaporte de Campo Grande

11 de abril (quinta-feira)
14h - Concentração de Machos
15h - Admissão da Morfologia Passaporte

12 de abril (sexta-feira)
8h - Início do julgamento morfológico
13h - Continuação do julgamento morfológico
19h - Leilão União da Raça Crioula

13 de abril de 2019 (sábado)
9h30 - Julgamento dos Grandes Campeonatos
12h - Entrega de prêmios


O Banrisul é o patrocinador oficial do ciclo de Morfologias Passaporte.


Em outro evento importante do ciclo, Classificatória de Paleteada ocorre no extremo sul do Brasil
Depois da Classificatória 1 realizada em Uruguaiana, no fim do mês de março, o ciclo prossegue e “desce” mais de 800 quilômetros em direção ao sul do país, até chegar ao município gaúcho de Santa Vitória do Palmar, na divisa com o Uruguai. É por lá que acontece, entre 12 e 14 de abril, a segunda semifinal força A de Paleteada, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar.

Com pista e brete reformados, além de outras mudanças estruturais como o reposicionamento da casa de jurados, o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício de Sousa, João Francisco Terra Cardozo, espera receber bem os conjuntos em um grande evento. “A gente fez essa pista primeiro, aí fizemos um ‘tubo’ novo, mexemos em toda a pista e colocamos areia grossa. Até porque eu corro prova e sei o quanto é ruim ir em um lugar e pegar uma pista com piso ruim”, disse.

Com 72 duplas inscritas, o presidente João Francisco Terra, que assumiu a presidência neste ano, agradeceu a participação de todos assim como a união dos membros do núcleo e o apoio recebido pela ABCCC “que fez com que isso acontecesse”, finalizou em gratidão. Os jurados da Classificatória 2 serão Felipe Caccia Maciel e José Fonseca Macedo. Já o técnico responsável, credenciado à ABCCC, é Rodrigo Teixeira.

No ciclo da Paleteada, a Classificatória 3 tem data marcada: de 10 a 12 de maio, em Lavras do Sul/RS, durante a Final Nacional Paleteada Força B.


As Classificatórias e a Final Nacional de Paleteada contam com o patrocínio da Vetnil.


Outros eventos
Além das importantes datas em Campo Grande/MS e Santa Vitória do Palmar/RS, nos próximos dias a comunidade crioulista também estará envolvida em outros eventos do calendário da raça, como a Credenciadora Aberta, em Santa Cruz do Sul/RS, e a Morfologia Passaporte, em Londrina/PR. Clique aqui e acesse o calendário completo.