Logo -
sombra

Expolondrina recebe Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo

09 DE ABRIL DE 2019 | Redator: AgroEffective | ABCCC

Com 22,94 mil exemplares, o Paraná é um dos destaques na criação de Cavalos Crioulos no país. Com fortes e tradicionais criadores que despontam na raça, vem ganhando espaço também entre usuários de animais para provas esportivas e lazer. Uma das regiões de fomento no Estado é a de Londrina, que promove entre os dias 12 e 14 de abril, durante a Expolondrina, mais uma edição da Exposição Passaporte que classifica oito animais para a Morfologia da Expointer.

 

A organização do evento - que ocorre no Parque de Exposições Ney Braga, durante a programação da feira - é do Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos. Para o presidente do Núcleo, Caio Amaral, a expectativa para a exposição é positiva, pois há um grande número de inscritos. "Acreditamos que será uma competição completa que dará um nível muito alto para a nossa Exposição com animais fortes que poderão estar com grande representação na Expointer", observa.

 

Amaral também reforça que a região é nova para a raça Crioula e vem em expansão, especialmente pela participação em provas esportivas. Além disso, o fato de o julgamento ser realizado na pista central junto a exemplares de raças bovinas, auxilia na demonstração do cavalo para outros públicos. "A região vem se consolidando no Cavalo Crioulo. Estamos trabalhando em trazer novos criadores e usuários para a raça. É uma região característica de outra cultura, o country, e estamos a cada dia tentando mostrar as qualidade do nosso cavalo, que é, acima de tudo, um cavalo vaqueiro, que pode ser inserido em outras provas como o laço em dupla (Team Roping) e de trabalho, no qual o Crioulo sempre traz a bandeira da resistência, importante para essas regiões", explica.


Dentro da programação do evento, ocorrerá o Leilão Norte da Raça, no sábado, dia 13, às 21h, com uma oferta especialmente voltada para os novos criadores. Também no sábado, mas às 18h30, será realizada a reunião regional dos Núcleos do Paraná. O julgamento dos animais na Exposição Passaporte de Londrina ficará à cargo de Leandro Amaral.

 

O ciclo de Exposições Passaporte 2019 tem o patrocínio de Banrisul.

 

Confira a programação:

12 de abril de 2019 (sexta-feira)

- Entrada de animais

16h - Concentração de Machos



13 de abril de 2019 (sábado)

9h - Início do Julgamento Morfológico

18h30 - Reunião Regional de Núcleos

21h - Leilão de Cavalos Crioulos

 

14 de abril de 2019 (domingo)

9h - Continuação do Julgamento Morfológico