Logo -
sombra

De Rio Grande a Campo Grande, eventos mobilizam Crioulistas nos próximos dias

27 DE MARçO DE 2019 - ATUALIZADA EM 27 DE MARçO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Uma das certezas de quem acompanha e desenvolve a raça Crioula pelo país é a oferta de provas e eventos que abrem uma porteira de oportunidades para criadores de todos os recantos. Nos próximos dias, especialmente no fim de semana (de 30 a 31 de março), o Cavalo Crioulo entrará em pista em três estados diferentes - Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em Campo Grande/MS, a programação local começa ainda na sexta-feira, 29 de março, composta pelo 1º Crioulaço 2019 no Circuito Acrissul/Morena, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Com motivos para comemorar, o Analista de Expansão da ABCCC, Lucas Lau, salienta a retomada do Crioulaço no estado. “Há dois anos não tínhamos mais Crioulaço em Mato Grosso do Sul. Ano passado fizemos dois e este ano serão oito”, projetou.

O evento oferece 4 mil reais de premiação, além de mais um prêmio especial para os cavalos com a marca de criadores do NCCC do Mato Grosso do Sul. “O Crioulo, hoje, já é maioria nos principais circuitos de laço do estado. Ele tomou conta de uns anos para cá e vem ganhando provas importantes, e tem os laçadores mais conhecidos que, em grande parte, lançam em Crioulo”, destacou Lucas Lau.

Mais ao sul, a mais de 1.600 quilômetros de distância de Campo Grande, ocorrem paralelamente outras provas. Em Rio Grande/RS, os amantes da raça vão acompanhar as provas de Campereada, Freio Jovem, Freio do Proprietário e Paleteada, entre os dias 29 e 31 de março, no Parque de Exposições Filinto Eladio da Silveira.

A expectativa é alta e as inscrições são realizadas até o dia do evento, de acordo com o presidente do NCCC de Rio Grande, José Carlos Macedo. “Ajeitamos o parque e está todo preparado e bonito para receber os visitantes. As cocheiras estão prontas e o núcleo está de portas abertas. E tem bastante gado emprestado pela Cabanha Mouro Velho e pelo Ricardo Lima”, informou.

Além das provas, salienta o presidente José Carlos Macedo, vai ocorrer no sábado à noite um churrasco de confraternização e um leilão de coberturas em prol do núcleo, a cargo da Macedo Leilões.

Eventos da raça

Nos próximos dias, outras cidades, como Porto Alegre, São Jerônimo e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, ou Porto Amazonas, no Paraná, também vão receber eventos. O calendário completo da raça está disponível em nosso site - clique aqui e acesse.