Logo -
sombra

Mato Grosso do Sul recebe pela primeira vez duas etapas para o Freio de Ouro

18 DE MARçO DE 2019 - ATUALIZADA EM 19 DE MARçO DE 2019 | Redator: Júlia de Andrade/ABCCC

O expansionismo fala por si só. Nos últimos anos, o Centro-Oeste se tornou a terceira maior região com animais registrados no Brasil. Reativado desde 2013, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul (NCCCMS) classifica, desde então, o número máximo de competidores que saem da pista do Parque Laucídio Coelho para a Morfologia da Expointer. A Passaporte de Campo Grande acontece paralelamente à programação da ExpoGrande e se tornou uma porta de entrada para novos usuários da raça na região. Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, só em 2017 a ExpoGrande movimentou cerca R$70 milhões.

 

Além da Exposição Passaporte, a Morfologia Incentivo e o Circuito de Laço Comprido (CLC) - provas que também são organizadas pelo Núcleo - têm atraído o olhar de novas pessoas interessadas pelo Cavalo Crioulo no Mato Grosso do Sul. O Parque Laucídio Coelho se destaca pela localização, na área central da cidade e pela estrutura disponibilizada aos expositores, onde estão aproximadamente 120 cocheiras de alvenaria.

 

Este ano as novidades na programação do Núcleo vêm acompanhadas de novas possibilidades para a raça em âmbito nacional. Duas etapas para o Freio de Ouro serão sediadas em Campo Grande pela primeira vez: a Credenciadora Aberta, que acontece de 26 a 28 de abril e a Classificatória da Região 8, nos dias 4, 5, 6 e 7 de julho.

 

Para Anna Lucia Coelho Paiva, presidente do NCCCMS, a raça tem tido uma visibilidade muito grande nos últimos anos. “Estamos nos tornando conhecidos para fornecedores de insumos de cavalos e também para pessoas envolvidas no meio do agronegócio. O Núcleo está se consolidando e, pouco a pouco, adquirindo mais sócios”, explica Anna. Além do fluxo financeiro e de público durante a ExpoGrande, as provas esportivas como o Laço Comprido – e agora com as etapas do Freio de Ouro – despertam o interesse de novos entusiastas, principalmente pelo desempenho dos animais e pela dinâmica das provas esportivas

 

O espaço para as etapas classificatórias ao Freio de Ouro foi adaptado com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). A Mangueira, uma estrutura toda nova, será inaugurada com a Credenciadora, em abril. “O grande trabalho realizado pelo Núcleo nos últimos anos, apoiado pelo analista da ABCCC e a participação da Acrissul com as obras necessárias no parque, foram fatores decisivos para a definição de Campo Grande como sede da Classificatória. Será um grande evento”, comenta Francisco Kessler Fleck, presidente da ABCCC.

 

Serviço

Evento: Classificatória da Região 8

Local: Parque Laucídio Coelho (Acrissul), Campo Grande/MS

Data: 4 a 7 de julho

Inscrições: em breve serão divulgadas no site da ABCCC

 

Evento: Credenciadora Mista ao Freio de Ouro

Local: Local: Parque Laucídio Coelho (Acrissul), Campo Grande/MS

Data: 26 a 28 de abril

Inscrições: com Lucas Lau pelo telefone (53) 99973-3907 ou com Geraldo Paiva pelo telefone (67) 999201-5894