Logo -
sombra

Credenciadora de Ponta Grossa leva mais de 250 pessoas ao Centro Agropecuário Municipal

11 DE MARçO DE 2019 - ATUALIZADA EM 11 DE MARçO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Os últimos dias foram representados por muita raça nas pistas do Brasil e no exterior. No fim de semana, quatro credenciadoras em solo brasileiro e a classificatória em solo argentino, em Jesús María, mobilizaram os apaixonados pelo Cavalo Crioulo. Só no Rio Grande do Sul foram três credenciadoras, nas cidades de Cachoeira do Sul, Rosário do Sul e Santa Vitória do Palmar. A única fora do estado gaúcho ocorreu em Ponta Grossa, no Paraná, e levou mais de 250 pessoas no sábado e no domingo, 9 e 10 de março, ao Parque Agropecuário Municipal de Ponta Grossa.

De acordo com o recém-empossado presidente do Núcleo Caminho das Tropas de Criadores de Cavalos Crioulos, Felipe Boratto, a credenciadora encerrou com excelente resultado. “A responsabilidade era grande pois se tratou do meu primeiro evento na presidência do Núcleo, mas a nossa equipe é muito boa e tudo se concretizou com chave de ouro”, celebrou.

O presidente do Núcleo Caminho das Tropas destacou os números de animais inscritos. “Iniciamos na quinta-feira [6 de março] com a concentração de machos, que reuniu nove animais. Na sexta, a exposição morfológica contou com mais de 60 animais. A nossa credenciadora mista teve um total de 30 inscritos”, disse Felipe Boratto. Além disso, o Freio Jovem somou 13 animais inscritos, enquanto que o Freio do Proprietário reuniu três.

O julgamento das provas - realizado "com muito critério e confiança nas notas”, nas palavras de Boratto - foi feito pelos jurados Eduardo Suñé, Giovanny Cescon e João Arisio. O técnico responsável foi Rafael Sant'anna, devidamente credenciado à ABCCC, e as planilhas ficaram a cargo do Analista de Expansão da ABCCC, Gérson de Medeiros.

 

No Rio Grande do Sul

As outras três credenciadoras foram realizadas em solo gaúcho. Em Santa Vitória do Palmar, a Credenciadora Mista realizada no Sindicato Rural do município foi julgado por César Hax, Pedro Farias e Renato Morrone, com a supervisão técnica de Rodrigo Teixeira. Em Rosário do Sul, cerca de 500 pessoas prestigiaram a Credenciadora, a qual foi julgada por Arthur Severo Zago, Mario Moglia Suñe e Mauro Raimundi Ferreira. O técnico responsável foi Carlos Marques Gonçalves Neto. Por fim, em Cachoeira do Sul, os jurados foram Christina Freitas Bandeira de Mello, Fernando Horst e Ricardo Labrea, com a supervisão técnica de Olmiro Andrade Filho.

 

Veja os resultados: 

Credenciadora Ponta Grossa

Credenciadora Cachoeira do Sul

Credenciadora Rosário do Sul

Credenciadora Santa Vitória do Palmar

 

Na Argentina

Foram 46 conjuntos (23 fêmeas e 23 machos) durante a Classificatória de Jesús María que garantiu para o Freio de Ouro no Brasil, em Esteio/RS, quatro fêmeas e quatro machos. A cobertura completa do evento e o resultado estão em nosso site - clique e acesse.