Logo -
sombra

Regulamentos de provas têm mudanças para a temporada 2019

19 DE SETEMBRO DE 2018 - ATUALIZADA EM 17 DE OUTUBRO DE 2018 | Redator: Redação ABCCC

Já estão disponíveis para consulta as mudanças nos regulamentos das modalidades, válidas para as provas do ciclo 2019. As alterações nas normas do Freio de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário, Doma de Ouro, Crioulaço e Paleteada foram definidas no início do mês de agosto, durante as reuniões de avaliação da ABCCC e podem ser conferidas no site da Associação, na seção Regulamentos (clique aqui e veja as mudanças grifadas em vermelho).

 

Confira as principais mudanças:


DOMA DE OURO
- Núcleo deve realizar agendamento do evento com no mínimo 60 dias de antecedência.
- As etapas da primeira fase com peso 10, passam a ter peso 15.
- Cada dupla de jurados pode julgar no máximo 60 animais por dia.

FREIO DE OURO
- Unificação das classificatórias das Regiões Norte e Sul, passando a haver uma classificatória no estado do RS, classificando 8 animais, com 4 reservas em cada categoria.
- Unificação das classificatórias da Região 8, passando a haver uma classificatória em local a definir em cada ciclo, classificando 8 animais, com 4 reservas em cada categoria.
- Nas provas de campo, se tornou obrigatório o box menor correr pelo lado direito do tubo, havendo penalização de 50% da nota nas duas corridas em caso de não cumprimento do referido artigo.
- Durante a etapa funcional,  só poderá haver troca de ginete mediante atestado médico, não podendo o ginete retornar para a competição.


FREIO DO PROPRIETÁRIO
- Nas categorias A (Amador e Master) homens e mulheres participarão juntos na mesma categoria.
- Nas categorias B, as divisões se mantêm. Na feminina, não haverá divisão de idade, ficando somente uma categoria: Feminino B.
- Nas credenciadoras em que houver 4 ou mais participantes na mesma categoria, os dois primeiros colocados receberão 12 pontos, o terceiro 10 pontos, o quarto 8 pontos e a partir do quinto se mantém a pontuação normal.


FREIO JOVEM
- Não haverá mais a categoria Aspirante.
- Caso haja a troca de ginete para a final, este deverá se enquadrar na categoria na qual o animal está classificado.
- Sistema de ranking não será mais pela média final das classificatórias, passando a ser pela pontuação conforme sua colocação (artigos 10 e 11).


CRIOULAÇO
- Liberação do uso de gado mocho nas etapas classificatórias.


PALETEADA
- Criação do artigo 17 e sua penalização (artigo 37) - conferir no regulamento.