Logo -
sombra

Tem início a 4ª edição do projeto Cavalo Crioulo nas Escolas

12 DE SETEMBRO DE 2018 - ATUALIZADA EM 12 DE SETEMBRO DE 2018 | Redator: Guilherme Alonso/ABCCC

O projeto “Cavalo Crioulo nas Escolas”, desenvolvido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, iniciou nesta segunda-feira (10). Com o objetivo de levar a raça Crioula e o tradicionalismo gaúcho às escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino fundamental, o programa irá visitar 11 escolas este ano, atingindo aproximadamente 50 desde sua primeira edição.

 

No pátio das instituições, os estudantes participam de uma palestra com o ex-presidente do Núcleo, Sebastião Teixeira Corrêa, que fala sobre o Cavalo Crioulo, sua história, origem e características, destacando como a raça se tornou um dos símbolos tradicionais do Rio Grande do Sul. Os alunos também têm a oportunidade de fazer contato com um exemplar da raça Crioula, aprender sobre os utensílios gaúchos e visualizar na prática como encilhar o animal.

 

Para o vice-presidente do Núcleo, Grégor Pinheiro, o projeto possibilita conectar as crianças com o tradicionalismo, introduzindo o cavalo Crioulo como parte da cultura gaúcha. “É uma ação que mostra o lado lúdico, o lado cultural da nossa raça, que aproxima as lides do campo com o pessoal da cidade do meio urbano. Mostra que somos apaixonados pelo o que fazemos.”, destaca.

 

A origem do projeto 

Ainda em 2015, o então presidente do Núcleo, Sebastião Teixeira Corrêa, sabendo que o cavalo Crioulo é um animal símbolo do Rio grande do Sul, sentiu a necessidade de unir a raça à questão cívica, cultural e tradicional que envolve a semana farroupilha. Aliado ao fato da semana farroupilha e as tradições gaúchas serem parte curricular do quarto e quinto ano escolar, o núcleo idealizou uma forma criativa de apresentar a raça Crioula para as crianças da rede pública de ensino.

 

O projeto que agora está na quarta edição, alcança escolas dos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Ipê, levando a raça Crioula para encantar, quem sabe, uma futura geração de criadores.  “O sentimento é maravilhoso. Para nós, é uma situação natural estar junto ao cavalo, estar presente a este animal tão bonito e tão dócil, mas as crianças nos surpreendem, muitas, eu diria a grande maioria, nunca tiveram oportunidade de ter contato com o cavalo.”, destaca Grégor.

 

Confira as próximas visitas do projeto “Cavalo Crioulo nas Escolas”:

 

12/09 – Quarta-feira

16:00h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM Província de Mendoza.

 

13/09 – Quinta- feira

16:00h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF José Venzon Eberle.

 

14/09 – Sexta-feira

16:00h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM Olga Maria Kayser.

 

17/09 – Segunda-feira

9:30h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF Leonel Brizola (Ipê - RS)

10:30h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF Plácido Damiani (Ipê - RS)

16:00h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na  EMEF Coronel José Pena Moraes.

 

18/09 – Terça-feira

10:00h - Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno

16:00h  - Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno

 

19/09 – Quarta-feira

10:00h - Escola Municipal de Ensino Fundamental Engº mansueto Serafini

16:00h - Escola Municipal de Ensino Fundamental Engº mansueto Serafini