Logo -
sombra

Jurados da Paleteada levam histórico de peso à final

20 DE AGOSTO DE 2018 - ATUALIZADA EM 20 DE AGOSTO DE 2018 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Ambos à frente da modalidade pela segunda vez, os jurados da Final Nacional de Paleteada 2018, Júlio Hax e Thiago Persici, contam suas histórias pessoais e profissionais no meio Cavalo Crioulo, além de darem seus palpites sobre o desempenho dos competidores na hora da decisão. Na temporada atual, foram 70 duplas classificadas: 60 do Rio Grande do Sul, cinco de outros estados do Brasil e duas do Uruguai, além do campeão da modalidade 2017 e, por fim, o campeão e vice da Força B. A disputa está marcada para acontecer entre 30 e 31 de agosto, durante a Expointer 2018, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.


Júlio Cesar Hax
Desempenhando um dos papeis mais importantes das competições da raça, está a figura de Júlio César Hax – crioulista que permeia as pistas como competidor, jurado e admirador do Cavalo Crioulo. Pela segunda vez à frente da final Nacional de Paleteada, sendo a primeira na final em 2011, o profissional natural de Pelotas/RS traz um histórico de peso ao relembrar o caminho percorrido até chegar ao momento do convite para julgar a modalidade neste ciclo. Uma história que inicia com a criação de Cavalos, mais especificamente ao ganhar sua primeira exemplar em 1999, sob incentivo do pai, César Augusto Rabassa Hax - também jurado e integrante da diretoria da ABCCC.


De lá para cá, os papeis dentro do contexto da raça foram de multiplicando: de um lado, o criador apaixonado; de outro, o competidor que passou a se aventurar pelas corridas de gado e demais modalidades desde 2002, colecionando feitos como o primeiro lugar na final Nacional de Paleteada em 2011, além do segundo lugar em 2013; posteriormente, surge o avaliador que estreia suas atuações nos julgamentos ainda em meados de 2011, com a oportunidade de avaliar uma credenciadora de Inéditos em Pelotas/RS – e que agora está prestes a levar todos os ângulos de seu conhecimento para a finalização do ciclo 2018. “Hoje vivemos o cavalo. É o nosso dia a dia. Recebi o convite com muita alegria e ao mesmo tempo muita responsabilidade – até porque a paleteada vem crescendo muito, assim como as duplas”, completou Hax.


Thiago Andreolla Persici
Competidor, técnico, jurado e apaixonado pelo Cavalo Crioulo. Essa é a bagagem levada pelo segundo profissional responsável por avaliar as duplas paleteadoras que chegaram à final do ciclo 2018. Uma trajetória que começa na admiração natural e sem influência familiar pelo equino, por volta dos 15/16 anos de idade; que foi se fortificando através da observação, do estudo incansável e até mesmo do lado de dentro das competições como ginete. Tudo isso até tornar-se uma linha tênue entre ofício e descanso. “Fui aprendendo, tentando me dedicar cada vez mais e hoje vivo o Cavalo Crioulo 24h por dia. É o meu sustento, meu carro chefe, meu lazer”, exalta Persici, que, inclusive, busca passar aos filhos, Laura e Elso, o mesmo apreço que adquiriu pelo Crioulo.


Natural de Porto Alegre/RS, é a segunda vez que Thiago Persici é chamado para julgar a Final Nacional de Paleteada, sendo a primeira em 2015, ao lado de Daniel Teixeira. Mas os julgamentos em si começaram entre 2011 e 2012, ainda como lista 3, à frente das credenciadoras de inéditos em Guaíba, Cruz Alta e Rosário, na Argentina. Na ocasião, o profissional já fazia parte do quadro de técnicos da ABCCC – fato que não encurtou o caminho para tornar-se jurado lista 2 e, posteriormente, lista 1. “Muitas pessoas podem achar um contrassenso ser técnico e ainda ter que prestar prova para ser jurado, mas é uma coisa que me orgulha muito. Não somos nominados à nada e isso mostra a idoneidade buscada pela associação, além da preocupação dela com o julgamento”, afirma.


Neste ano, a notícia de integrar a dupla avaliadora, ao lado de Júlio Hax, veio como uma grande gratificação. Ao longo do ciclo, Persici chegou a julgar algumas credenciadoras e até competiu junto ao irmão e um amigo, em outra dupla. No entanto, conta que só teve tempo para correr uma única classificatória e, por fim, acabou não conseguindo uma vaga na final. Então, já que não pôde participar da competição do lado de dentro da pista, ficará feliz em prestar este trabalho considerado muito sério, visto que a Paleteada é o esporte do Cavalo Crioulo que mais cresceu nos últimos anos, conforme constatou em entrevista. “Já não é mais tão brincadeira. As pessoas estão cuidando e conhecendo muito a prova. Então, temos que estar bem cientes do regulamento, das condições do gado, da pista e dos cavalos”, completou.



Visão compartilhada
Dois olhares e uma mesma perspectiva. Júlio Hax e Thiago Persici, ambos com expectativas a mil - até mesmo por terem acompanhado de perto algumas credenciadoras e classificatórias – mostram que a disputa possui todos os elementos para ser acirradíssima neste ano. A percepção dos jurados leva crer que os conjuntos estão cada vez mais afinados, decidindo tudo no detalhe. Além disso, concorrentes muito bem habilitados; usufruindo de treinamentos que farão a diferença nos resultados; cavalos apresentando uma “pegada” diferente - imprimindo outra força em cima dos novilhos – além dos detalhes da equitação, mão, e força que têm sobre o gado, podem ser considerados fora do comum.


PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (30/08)
07h - Identificação e entrega de coletes - Final Nacional de Paleteada
08h - Inicio Final Nacional de Paleteadas (3 corridas)
14h - Continuação Final Nacional de Paleteadas (3 corridas)

Sexta-feira (31/08)
08h - Fase Final - Final Nacional de Paleteadas