Logo -
sombra

Marchita de Jaguarão é concluída sem nenhuma desistência

31 DE JULHO DE 2018 - ATUALIZADA EM 18 DE ABRIL DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

O Projeto Itapitocai chegou à quinta edição em 2018 com número recorde de participantes. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão (NCCCJ Eudóxio Corrêa), foram 54 crianças e jovens de 8 a 16 anos de idade, incluindo uruguaios e argentinos. Após oito dias de prova, que iniciou no dia 20 de julho, a Marchita de Jaguarão foi concluída com sucesso.

Em entrevista ao programa Cavalo Crioulo em Pauta, veiculado pela Rádio Sul.net, o técnico da ABCCC e presidente do NCCCJ Eudóxio Corrêa, Luciano Passos, enfatizou que “o destaque foi o comprometimento das crianças”. Durante a prova não ocorreu nenhuma desistência. Os 54 participantes começaram e terminaram a Marcha.

Ainda de acordo com Luciano Passos, durante o período de realização da Marchita foram realizadas palestras “para mostrar a esses jovens como devem cuidar de um animal. Então foi muito preservado isso, o cuidado que eles devem ter e os limites do cavalo durante a prova”.

A Marcha da Gurizada ocorre sempre no meio do ano para aproveitar o período de férias escolares que geralmente ocorrem no mês de julho. Nesta quinta edição os destaques foram divididos em três categorias: crianças de até 8 anos; de 8 a 12 anos; e de 12 a 16 anos de idade.

A prova tem 220 quilômetros, divididos em oito etapas, e o tempo total de realização é de 22 horas e 26 minutos. A Marcha tem como princípio difundir a prova entre os mais jovens, além de ensinar e preservar diversos valores, tais como cooperação e o bom convívio entre pessoas e animais.