Logo -
sombra

Associação expõe pela primeira vez na PECNORDESTE

06 DE JULHO DE 2018 - ATUALIZADA EM 06 DE JULHO DE 2018 | Redator: Yago Moreira/ABCCC

Desenvolvido por importantes instituições ligadas ao agronegócio, o Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE), busca ano após ano promover diferentes alternativas de produção e colocar em debate temas que dizem respeito ao agro Nordestino, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e facilitar o acesso à informação para produtores rurais e micro e pequenos empresários do meio rural. Em sua vigésima edição, o evento trouxe como tema: Gestão e Mercado: o caminho para o fortalecimento da Pecuária Nordestina. A exposição ocorre de 05 a 07 de Julho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.


 


Um dos grandes destaques dessa edição, é a presença do estande do Cavalo Crioulo na feira. Participando pela primeira vez, a ABCCC está representada pelo Criador cearense, Leôncio Barreto – um dos fomentadores da raça, no nordeste brasileiro. A estrutura apresenta ao público todas as características funcionais e morfológicas que tornaram do Cavalo Crioulo uma potência nacional.


 


Segundo Leôncio, as pessoas que passam pelo local ficam muito curiosas e acabam pedindo diversas explicações sobre a raça. “É bastante comum o indivíduo assistir uma reportagem sobre os cavalos crioulos na TV ou então identificar alguns em novelas que utilizam animais no elenco. Isso acaba despertando o interesse de quem é realmente apaixonado e deseja iniciar uma criação”, revela.


 


O criador também destaca a importância da sensibilização popular de ações como essa. Para ele, a participação da Associação em eventos desse porte faz com que a raça seja cada vez mais conhecida e valorizada pela população. “A versatilidade do Cavalo Crioulo é tão grande que precisa ser difundida em todos os cantos do país. Eu desenvolvo meus animais para competições de vaquejadas – esporte equestre muito comum no nordeste –, mas, ao mesmo tempo, os animais apresentam diversas funcionalidades que devem ser apresentadas aos novos interessados”, afirma.


 


A expectativa da organização do evento é de receber 35 mil visitantes este ano. Dentre eles, 100 caravanas de produtores e dos 4.500 inscritos entre técnicos, micro e pequenos empresários, profissionais liberais, estudantes, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas e pesquisadores.