Logo -
sombra

Campanha mobiliza denúncias contra crimes agropecuários

05 DE JULHO DE 2018 - ATUALIZADA EM 05 DE JULHO DE 2018 | Redator: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

A Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários (FPCCA) da Assembleia Legislativa lançou nesta quinta-feira, 5 de julho, em evento na casa, campanha para incentivar e mobilizar os produtores rurais para realizarem denúncias e registros de crimes rurais e de abigeato no Rio Grande do Sul. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) esteve presente no evento, representada pela coordenadora de Comunicação e Marketing da entidade, Camilla Menezes.


 


A mobilização foi motivada pela recente criação de duas Delegacias de Polícia Especializadas em Crimes Rurais e de Abigeato (Decrabs), em Santiago e Bagé. “As unidades, que são pioneiras no Brasil, já começaram a dar bons resultados. Agora é importante que o cidadão faça a sua parte registrando as denúncias na delegacia mais próxima ou na Decrab de sua região. Só vamos mudar a realidade com o envolvimento das pessoas”, destaca o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas), que propôs a criação das delegacias especializadas e preside a Frente Parlamentar.


 


Turra aponta que o campo, responsável por 46% do PIB gaúcho, teve mais de 10 mil ocorrências de crimes em 2016, com perdas estimadas em R$ 200 milhões. “A violência estava ameaçando o setor produtivo e prejudicando nossos produtores, nossa genética e até a saúde pública”, conta o parlamentar.


 


Em agosto de 2016, foi ativada a Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil, apresentando resultados significativos. No primeiro trimestre de 2018, em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve redução de 30% nos casos.


 


Devido a esse desempenho, o deputado criou a Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, para dar mais intensidade à força-tarefa. E foi além: buscando a continuidade das ações, propôs ao Governo do Estado a criação de delegacias especializadas. A iniciativa buscava também integrar todos os envolvidos no combate à violência no campo, como Brigada Militar, Vigilância Sanitária, Fiscalização Agropecuária, Fazenda Estadual e Sindicatos Rurais.


 


A medida foi aceita, e em abril de 2018 já havia duas Decrabs em operação: nas cidades de Bagé (Região da Campanha) e Santiago (Região Central). “Avançamos bastante na segurança do campo, mas ainda é preciso fazer mais. Precisamos instalar delegacias em outras regiões do Estado”, defende Turra.


 


A Decrab atua na repressão ao crime organizado no campo, responsável por furtos e roubos de animais e máquinas, receptação e comércio de carne oriunda de abigeato, contrabando e falsificação de sementes e insumos agrícolas, estelionato, entre outros. Ao saber de um crime contra o agronegócio, você pode fazer a denúncia na Delegacia de Polícia mais próxima ou na Decrab da sua região. Mais informações no site www.segurancanocampo.com.br.


 


Como denunciar


 


Decrab Bagé


53 32476098


bage-decrab@pc.rs.gov.br


 


Decrab Santiago


55 32499230


santiago-decrab@pc.rs.gov.br