Logo -
sombra

Circuito de Crioulaço mobiliza cidade paulista

19 DE JUNHO DE 2018 - ATUALIZADA EM 19 DE JUNHO DE 2018 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Na capital da amizade, em Buri/SP, a primeira etapa do 4º Circuito Paulista de Crioulaço reuniu 52 duplas, no último domingo (17), na Fazenda Haras Santa Albertina. Os 104 animais demonstraram a força da raça em uma importante região de fomento, no sudoeste paulista.


 


De acordo com o analista de expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gerson de Medeiros, o evento foi de grande nível. “Nós encontramos no estado de São Paulo laçadores renomados, que são campeões de rodeios em todo o país, e isso ajuda porque o nosso cavalo é de muita aptidão vaqueira, um dos que mais se adaptam à modalidade do laço comprido”.


 


O 4º Circuito Paulista de Crioulaço, que começou no mês de junho deste ano, tem sete etapas até dezembro, quando encerra em Salto de Pirapora. As três melhores duplas no somatório geral vão a Esteio/RS, no ano que vem, para laçar a final do Crioulaço nacional. A modalidade, de acordo com Gerson, é uma das apostas nas regiões de fomento devido ao aumento de sua popularidade.


 


O Crioulo em evidência


 


Destaca-se ainda que a Fazenda Haras Santa Albertina é bastante tradicional no estado de São Paulo, com muitos anos de criação, especialmente com o cavalo Quarto de Milha, conforme conta Gerson de Medeiros. “Eles abriram as portas para colocar o Crioulaço no rodeio, que neste ano completou 35 anos, e encontramos um número expressivo de Cavalos Crioulos”, comemora.


 


Ainda de acordo com o analista de expansão da ABCCC, o apoio da entidade em organizar o circuito e a divulgação feita pelas cabanhas locais têm sido fundamentais para o crescimento da raça na região.


 


Confira os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


 


1º lugar


Edcarlos Plens montando Faisão da Fazfar e Weslei Bueno montando Flor de São Firmino


 


2º lugar


Pedro Luis Carvalho montando Maiorca da Rio Bonito e Cassio Pianaro montando LPJ Baioneta


 


3º lugar


Pedro Tristão montando Estrela Negra da Guatambú e João Antônio Tristão montando Forasteiro da Guatambú


 


4º lugar


Pedro Luis Carvalho montando Exibida da Fazfar e Cassio Pianaro montando General da Fazfar


 


5º lugar


Éder Barbosa montando Trincheira da Lua Negra e João Francisco Fonseca montando Touro Passo Ômega