Logo -
sombra

Livro resgata a trajetória do Criador Símbolo da Raça Crioula

11 DE MAIO DE 2018 - ATUALIZADA EM 11 DE MAIO DE 2018 | Redator: Estela Facchin Comunicação

A chamada Copa do Mundo do Cavalo Crioulo será palco para o lançamento do livro Luiz Martins Bastos - O Criador Símbolo da Raça Crioula, que resgata a trajetória do criador gaúcho reconhecido em toda a América Latina. A obra será lançada no dia 18 de maio, sexta-feira, às 12h, junto à programação da Expo FICCC 2018, em Esteio/RS.


 


Organizada pelo filho Carlos Alberto Martins Bastos, o Cabeto, e escrita por Renato Dalto, a obra reúne fotos, documentos, reportagens, cartas e depoimentos de quem conviveu com o crioulista de Uruguaiana, falecido em 2006, mas que em 2002 recebeu o título de Criador Símbolo da Raça. "Foi uma forma que encontramos de tentar explicar, em especial às novas gerações, as razões que levaram a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) a homenageá-lo, ainda em vida, com esse título", justifica Cabeto Bastos.


 


Luiz Martins Bastos foi responsável pela introdução do sangue chileno no Brasil, em 1972, com a aquisição histórica de La Invernada Aniversário, em parceria com os sobrinhos Flávio e Roberto Bastos Tellechea. Produziu animais premiados em morfologia e função. Recebeu condecorações de diferentes núcleos e associações. E fez, acima de tudo, amigos por onde passou. "Ao criar cavalos, tornou-se um indivíduo aglutinador de pessoas. Seu leque de convivência era amplo", reforça Cabeto.


 


A capa do livro, com 168 páginas, é assinada pelo artista plástico argentino Esteban Diaz Mathé, que reproduziu em óleo sobre tela uma das imagens do amplo acervo da família Martins Bastos: Luiz montado na égua Mulita 440 da Tradição, em frente à centenária Estância Nazareth.


 


O projeto conta com o apoio da ABCCC. O lançamento será no lounge do restaurante do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil. Posteriormente, todos os sócios ativos da entidade receberão um exemplar pelos Correios.