Logo -
sombra

Novo Núcleo de Criadores é inaugurado em Mato Grosso

09 DE MAIO DE 2018 | Redator: Matheus Pereira/Especial ABCCC

Um dos grandes projetos da raça Crioula é a expansão. Vencendo fronteiras e ganhando o país, o cavalo Crioulo conquista cada vez mais espaço. Um dos últimos exemplos desse crescimento é a fundação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Integração Norte do Mato Grosso, em Sorriso/MT.


 


Em evento realizado no final de abril, o estado do centro-oeste brasileiro sediou a Festa do Laço Comprido de Sorris, que contou com uma palestra sobre Registro Genealógico e Modalidades da raça Crioula. Na ocasião, o Núcleo foi inaugurado, visando dar seguimento à expansão do cavalo na região, que investe cada vez mais na raça.


 


No sábado (28/04), o evento realizou um Crioulaço, e a prova foi um sucesso: 46 duplas participaram da disputa, estabelecendo um recorde para o estado. O Núcleo vem para unificar uma grande região do Mato Grosso, que já contava com um Núcleo, localizado no sudeste do estado. O espaço abrange as cidades de Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sinop, entre outros municípios do norte mato-grossense.


 


Para Lucas Lau, Analista de Expansão da ABCCC, o Núcleo da região norte reúne diversos proprietários dispostos a fomentar a raça. “É a região da agricultura mais forte do Brasil, então temos grandes chances de expansão”, aponta. “É uma região que sempre teve um dos maiores crioulaços, com eventos tão grandes quanto os da região sul do país”.