Logo -
sombra

Saiba quem são os jurados da Paleteada Argentina na Expo FICCC

07 DE MAIO DE 2018 - ATUALIZADA EM 08 DE MAIO DE 2018 | Redator: Matheus Pereira/Especial ABCCC

Evento de abrangência internacional, a 15ª Expo FICCC conta com provas que envolvem competidores de diferentes países. A variedade é tanta que, além de uma paleteada nacional, há a Paleteada Argentina, aos moldes da disputa realizada no país vizinho.


 


Para a avaliação, dois jurados naturais do país de origem da prova foram definidos. Felipe José Ballester e Juan Cruz Amestoy são os argentinos responsáveis por avaliar as corridas marcadas para o dia 17 de maio. Saiba mais sobre o perfil de cada um dos avaliadores:


 


Felipe José Ballester


 


Natural de Buenos Aires, Argentina, Felipe José Ballester é a quarta geração de criadores de cavalos Crioulos em sua família. Aos nove anos, iniciou a carreira nas provas. Aos dezoito, iniciava a trajetória como jurado.


 


Ballester, que será jurado da Paleteada Argentina e do Movimento a La Rienda, acredita que a FICCC será de alto nível. “A paleteada, assim como o La Rienda, vem crescendo nos últimos anos nos países que participam da Expo FICCC”, aponta. Para o jurado, a qualidade vem crescendo a cada edição, e a competência ajuda a formar uma excelente competição.


 


Juan Cruz Amestoy


 


Quem completa a dupla argentina da paleteada internacional é Juan Cruz Amestoy. Jurado desde 2004, Amestoy tem longo histórico no meio da raça Crioula. Nascido “entre os cavalos”, Juan cresceu vendo seu pai criando exemplares na Cabanha El Cimbron. Além disso, vive a poucos quilômetros do local onde nasceu a prova de paleteada na Argentina.


 


A ligação, portanto, é estreita. Criador, já foi finalista de rodeios por 14 vezes. Juan chega à final da paleteada argentina com um currículo que enseja seu papel como jurado. O perfil é de quem entende a prova e o meio, tanto como criador e competidor, quanto como avaliador. “Minha expectativa para a final da Expo FICCC é que haja um alto nível de competência”, resume.