Logo -
sombra

Semifinal de Paleteada define seus finalistas

28 DE ABRIL DE 2018 - ATUALIZADA EM 29 DE ABRIL DE 2018 | Redator: Júlia de Andrade/ABCCC

Uma das provas de campo mais conhecidas do Brasil não tem sua fama por acaso. A Paleteada - conhecida por avaliar o desempenho e a força do cavalo - movimentou mais uma competição da raça Crioula nesse final de semana. Entre os dias 27 e 28 de abril, a região litorânea do Rio Grande do Sul recebeu a Semifinal de Paleteada Força A, realizada em Osório/RS, um evento organizado pela ABCCC em parceria com o Núcleo do Litoral Norte. Ao todo, 60 duplas estiveram presentes e foram avaliadas pelos jurados Antonieto Rosa e Darlei Hess. Em pista, Ricardo Guazzelli Martins foi o responsável pela análise técnica da competição. Das 20 duplas classificadas, 7 garantiram vaga na Expo FICCC, que acontece entre os dias 14 e 20 de maio. 


 


 


Região litorânea e animais em provas funcionais


 


A criação nas regiões litorâneas do Brasil exige, basicamente, os mesmos cuidados que nas demais regiões do país. O que influencia na adaptação dos animais em diferentes locais é o cuidado nutricional destinado a eles. O pelo de cavalos estabulados, por exemplo, é mais fino porque a termorregulação natural do cavalo faz com que ele elimine calor através da pelagem. Animais com a criação direicionada para provas funcionais geralmente vivem a campo. No inverno o pelo desses animais torna-se mais grosso para ajudar a segurar a temperatura, protegendo o cavalo do frio. “Os animais estabulados geralmente usam capas, então para eles é como se sempre fosse verão. A consequência disso é a diminuição da troca de pelo”, comenta Ibsen Votto, veterinário e Gerente do setor de Eventos da ABCCC.


 


 


Admissão técnica


Em todas as provas da raça, a Admissão é o primeiro passo. É nela que se confere a documentação dos animais, através das resenhas. Essa revisão acontece da mesma forma em todas as provas, só muda nas Exposições Morfológicas e na etapa morfológica do Freio de Ouro, porque nela além dessa conferência os animais também são medidos. “Os concorrentes chegam, nós conferimos o nome dos animais e depois fazemos a Admissão propriamente dita. Se há algum problema na documentação, é nesse processo que também orientamos. Isso é essencial para que não haja troca na identificação dos animais”, explica Ricardo Guazzelli Martins, técnico credenciado à ABCCC.


 


 


Julgamento


O desafio de definir a evolução da raça Crioula é grande. A cada prova, através da avaliação dos jurados, mais e mais animais vão aperfeiçoamento as características que definem o Cavalo Crioulo. “É um compromisso muito grande o julgamento da prova pela importância que ela tem para raça e também pela quantidade de competidores envolvidos. Nós sempre buscamos a transparência na avaliação para buscar o melhor animal que irá representar a raça na Expointer”, afirma Darlei Hess, um dos jurados responsáveis pelo julgamento do evento. O que  é definido em pista, reflete fora dela: no campo. Os cavalos são essenciais para as atividades rurais e através da Paleteada a aptidão vaqueira do animal é atestada. Para avaliar a funcionalidade do cavalo, não se admite qualquer espécie de sangramento ou mal trato durante a competição. Criteriosamente o Bem-Estar animal vem reforçando a importância dos cuidados na criação e também em pista.


 


 


Subcomissão de Paleteadas


“A Subcomissão de provas sempre se preocupa em escolher jurados qualificados, um gado bom e pistas boas para melhorar o nível das provas e minimizar a possibilidade de incidentes. A Paleteada foi uma das provas que mais cresceu no ciclo passado. Na região do litoral Norte o crescimento da modalidade é evidente. As provas bem organizadas e executadas estimulam mais competidores a participar. Mesmo que a modalidade seja mais tradicional na fronteira, nos grandes centros a Paleteada tem ganhado novos adeptos. É muito satisfatório poder fazer uma Paleteada em casa, porque eu sou daqui”, salienta João Vitor Dutra, membro da Subcomissão de Paleteadas.


 


 


Núcleo


O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte contempla sócios da cidade de Mostardas/RS até Torres/RS. “O nosso núcleo é itinerante, pois ele acompanha o presidente. A sede se muda para a cidade do presidente em atuação. Atualmente são 116 sócios e a grande maioria não é criador, são usuários, simpatizantes da raça”, comenta Germano Salazar Trevisan, atual presidente do Núcleo. O Parque de Rodeios Jorge Dariva, em Osório/RS, recebe no verão um ciclo de rodeios em quase todos os finais de semana. Esses eventos reúnem mais de 20 mil pessoas circulando no parque e segundo Germano, as provas de laço chegam a reunir até 400 duplas em um único fim de semana.


 


 


Confira o resultado


 


1º lugar


RENATO MALCORRA montando SAN FERNANDINA PISTOLEIRA e CRISTIANO SILVA montando VAQUERO DA VÁRZEA CESAR


 


2º lugar


ALISSON OLIVEIRA montando MALEVA DO RECANTO CRIOULO e ADOLFO SAN MARTIN montando ALA MAULA DEL CHARCO


 


3º lugar


EMERSON TOMÉ montando HELIODORO CIMARRON e ALEXANDRE DARDE montando CHIMANGO DOS HERMANOS


 


Demais classificados:


- DANIEL HENRIQUE GREGÓRIO montando PIRAÍ 1838 e VITOR HUGO MARQUES montando MARIA BASSA CHIMARRITA


- JESTER MACEDO montando KUÑA PORÃ DA QUINTA e LEONARDO VARELA montando TARCA 231 MAUFER


- FERNANDO WEIAND montando ENREDO 958 MAUFER e CAROLINA ZAGONEL montando DISTINTA 913 MAUFER


- ALISSON OLIVEIRA montando HORIZONTE DA TUNEIRA e RAFAEL SANTOS montando MARQUESA DA MORADA NOVA


- CRISTIANO KINZEL montando OBRA PRIMA DA MORADA NOVA e JOÃO FRANCISCO PEREZ montando CJR CHINOCA


- ROGERIO PRADELLA montando GRAVURA DO CERRO FRIO e PAULA FAGGION montando NUVEM NEGRA DO CARMO


- DANIEL MELLO montando CAPINCHO DA SANTA EULÁLIA e EDUARDO ZAMBRANO montando DITADOR DA SANTA EULÁLIA


- MARCELO SANTOS montando NOVIDADE DO PONTAL e JOÃO BATISTA PACHECO montando RELÂMPAGO DO BOEIRO BRANCO


- JULIO AZEVEDO montando TENENTE II DE NAZARETH e FABRICIO GIGENA montando ATALIBA DA TRADIÇÃO


- GUILHERME PANTE montando GAROA 456 DE NAZARETH e TIAGO PICOLI montando JÓIA DA OURO BRANCO


- FELIPE WEBER montando MILONGA DO OURIÇO e PEDRO CARVALHO montando FACEIRO DO OURIÇO


- EMERSON TOMÉ montando TOURO PASSO ARAGANO e ALISSON OLIVEIRA montando TOURO PASSO UTOPIA


- JARDEL PEREIRA montando RE JUSTICEIRA e EVERSON ROSA montando RE HIJO BUENAS NOCHES DEL GUAPO


- JOÃO GAZAL montando FAVORITA DA BACIA DO PRATA e RENATO MORRONE montando SE TRADIÇÃO


- JOÃO VITOR DUTRA montando ROSA LINDA DA MORADA NOVA e RICARDO PEREZ montando RELÍQUIA DA MORADA NOVA


- RAFAEL NUNES montando GARRÃO DE POTRO 1265 MAUFER e FERNANDO FISCHER montando HIJA ÚNICA 1287 MAUFER-TE


- EDUARDO VIDAL montando BRIOSA DO RINCÃO DOS XUCROS e EDUARDO ZAMBRANO montando JÁ SABIA DO RINCÃO DOS XUCROS