Logo -
sombra

Fique atento para a vacinação contra Influenza Equina

02 DE ABRIL DE 2018 - ATUALIZADA EM 16 DE ABRIL DE 2018 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

A partir da última semana do mês de agosto, os proprietários de equídeos deverão ter seus animais vacinados contra a Influenza Equina. Assim, para um cavalo (com idade superior a 6 meses) poder transitar para eventos de aglomeração, como feiras, exposições, leilões etc.


 


Como objetivo principal, a medida passa por estabelecer a validade da imunização contra a doença. Além disso, deverá constar no atestado de vacinação uma série de itens, bem como:


 


- a resenha do animal- número do lote da vacina- a partida (número que identifica a vacina no lote)- data de validade- selo da vacina, assinatura ou carimbo de médico veterinário


 


O prazo de carência, ou seja, o período o qual o animal deverá aguardar para a vacina fazer efeito em seu organismo, é de 21 dias, para então poder transitar. A vacina de reforço não será controlada, no entanto, há uma recomendação da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) para maior chance de proteção.


 


Ainda segundo a IVZ, a razão principal pela medida, além de reduzir riscos de contaminação e evitar proliferação da doença, é pelo zelo à saúde animal. A validade da vacina é de um ano após a injeção.


 


É importante ressaltar que a portaria já estará em vigor durante a Expointer. A feira agropecuária tem seu início marcado para o último sábado de agosto (26/8), sendo necessária a apresentação do atestado de vacina para a emissão do GTA (Guia de Trânsito Animal).


Para acessar a portaria, clique aqui.