Logo -
sombra

A Paleteada também é delas

17 DE NOVEMBRO DE 2017 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Foram 110 metros de percurso, dez duplas participantes e um único grito: as provas da raça também são delas. Prova disso, foi o evento realizado no dia 28 de outubro, na Cabanha Divina Aliança, em Mafra/SC. A “Paleteada delas”, uma divertida competição entre amigas, uniu apoio e força de vontade das competidoras que fizeram bonito ao correr o boi. O momento idealizado pela apaixonada por Paleteada e grande incentivadora da modalidade no estado de Santa Catarina, Kety Kayser, teve como objetivo promover a igualdade na competição.


 


“A ideia surgiu em uma disputa em Osorio/RS e imediatamente o amigo Fernando Erves colocou as instalações da Cabanha Divina Aliança à disposição”, conta a organizadora, que levou dois meses para deixar tudo perfeito e buscar parceiros para apoiar a prova que, mesmo não sendo oficial, seguiu o regulamento da ABCCC. “Tivemos premiação em dinheiro, brindes e troféus para todas as duplas participantes. Nunca foi tão fácil conseguir parcerias para uma atividade”, completou Kayser.


 


Superando desafios


O fato de nunca ter participado de uma corrida de vaca não intimidou as nove competidoras que, até então, não tinham se aventurado na disputa. Poucos dias antes do evento, julgado pela dupla Darlei Hess e Antonieto Rosa, a ginete Kety, com ajuda do marido e professor Adolfo San Marti, ensinaram as regras e práticas às meninas que receberam muito bem as informações e mostraram em pista que o esforço valeu a pena.


 


“Ver a dedicação delas em treinar e aprender, fazer novas amizades e depois perceber que a semente está plantada e pode dar muitos frutos - pois agora elas querem mais -, é muito gratificante”, conta a organizadora. No mesmo fim de semana o município ainda recebeu uma prova de casais, onde as duplas se formaram com marido e mulher.