Logo -
sombra

Distrito Federal é destaque no cenário da raça Crioula

26 DE OUTUBRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 26 DE OUTUBRO DE 2017 | Redator: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective


Os resultados conquistados nos últimos anos nas pistas do Freio de Ouro, modalidade equestre promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), pelos criadores do Distrito Federal, estão impulsionando o crescimento da raça Crioula na região. Dados da associação mostram que em 2016 o crescimento na região foi de 6,91%, chegando a uma manada de 1.099 cavalos da raça. Já Goiás, que também tem integrantes no núcleo de Brasília, a alta foi de 12,49%, chegando a 1.315 exemplares registrados.


 


De acordo a presidente da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, Rita de Cássia Souza, o Freio de Bronze, que representa o terceiro lugar na modalidade, alcançado no ano passado, já deu novo ritmo ao crescimento na região. Com o Freio de Ouro conquistado neste ano, a expectativa é que o ânimo para expandir o Cavalo Crioulo pelo Centro Oeste se mantenha. "Neste ciclo do Freio de Ouro participamos com cerca de 30 animais e para este próximo ciclo estamos mantendo a quantidade e qualidade dos animais do período passado", afirma.


 


Entre os dias 26 e 28 de outubro, os criadores da raça participam ativamente da 3ª edição da Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (PecBrasília), que ocorre na Granja do Torto, em Brasília. Na ocasião, Rita de Cássia passará o comando para o novo presidente do Núcleo, Wesley Ramires. Na programação, também será realizado um leilão de animais da raça. "Este ano o Cavalo Crioulo está ocupando o palco principal junto com o Nelore", salienta Rita de Cássia.


 


Além da Exposição Morfológica, ocorre também uma credenciadora ao Freio de Ouro, além de etapas do Freio Jovem e do Freio do Proprietário.


 


Confira a programação


 


26/10/2017 (quinta-feira)


 


17h - Admissão dos animais a morfologia


19h - Jantar de confraternização e Tertúlia


 


27/10/2017 (sexta-feira)


 


9h - Início da exposição morfologica incentivo e marcados


14h - Grandes campeonatos


17h - Admissão dos animais a credenciadora bem como ao Freio do Proprietario


19h - Jantar de confraternização e Tertúlia, e entrega da premiação da morfologia


 


28/10/2017 (sábado)


 


8h - Freio do Proprietário, jovem e credenciadora (and, fig, vsp/esb)


15h - Freio do Proprietário, jovem e credenciadora (mangueira e campo)


19h - Jantar de Confraternização e Tertúlia


 


29/10/2017 (domingo)


9h – Freio do Proprietário, jovem e credenciadora (mangueira, bayard e campo)


12h - Entrega de prêmios