Logo -
sombra

Cavalo Crioulo é destaque em Vaquejada de Itapebussu

29 DE SETEMBRO DE 2017 | Redator: Matheus Pereira/Especial ABCCC

No último final de semana, entre 21 e 24 de setembro, o nordeste brasileiro viu acontecer uma das vaquejadas mais tradicionais do país. A Vaquejada de Itapebussu reuniu diversos competidores e admiradores da modalidade no Ceará e contou com a presença do Trovador de São Pedro, exemplar da Raça Crioula.


 


Realizada no Parque de Eventos Novilha de Prata, a Vaquejada de Itapebussu movimenta a região há 72 anos. Antes tida como elemento da história e tradição do lugar, a vaquejada se tornou um grande evento, com diversos shows e a presença de visitantes de dentro e fora do país.


 


Em Itapebussu, o vaqueiro Júnior de Valnei fez bonito montando um cavalo da Raça Crioula. Nas classificatórias, realizou todas as provas com destreza, somando quase vinte bois levados até o fim da tarefa. Na grande final não foi diferente, e o vaqueiro realizou a vaquejada com precisão.


 


No evento não há apenas um vencedor. O grande prêmio é dividido entre os vaqueiros finalistas que cumpriram suas tarefas sem erros e todos saem ganhando. Uma fatia do prêmio é separada e disputada posteriormente pelos vaqueiros, sem a necessidade de classificação entre eles.


 


Outras vaquejadas já estão marcadas e o Cavalo Crioulo pode se fazer presente nas competições. De 5 a 8 de outubro ocorre a “Vaquejada é Nossa”, em Mossoró/RN e de 12 a 15 de outubro a “Vaquejada em Maranguape”, em Maranguape/CE.


 


A vaquejada


Modalidade típica do nordeste brasileiro, na qual participam animais de diferentes raças. Há alguns anos, o Cavalo Crioulo vem se inserindo na modalidade e conquistando espaço, tendo conquistado vários prêmios por onde tem passado.