Logo -
sombra

Projeto apresenta a Raça Crioula às crianças de Caxias do Sul

19 DE SETEMBRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 19 DE SETEMBRO DE 2017

A Semana Farroupilha de Caxias do Sul/RS traz, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Cavalo Crioulo nas Escolas”. Desenvolvido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, o projeto visa principalmente apresentar a Raça Crioula às crianças do ensino fundamental da rede municipal e estadual da região. No processo, a ideia enfatiza o fato do Cavalo ser animal símbolo e patrimônio cultural do estado.


 


Este ano, o projeto começou no dia 14 de setembro, quinta-feira, e visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nandi e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiro Pigozzi. Com a presença de 50 crianças em cada escola, o encontro deu início a uma série de atividades programadas em comemoração à Semana Farroupilha.


 


No pátio das instituições, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pelo ex-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, Sebastião Teixeira Corrêa. O tema foi o Cavalo Crioulo, sua história, origem, características e como se tornou um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Na sequência, os alunos tiveram contato com um Cavalo Crioulo e aprenderam sobre os utensílios e como encilhar o animal. 


 


Conforme ressalta Sebastião Teixeira Corrêa presidente do Núcleo dos Vinhedos "Hoje iniciamos um dos mais importantes projetos cívicos-culturais já realizados dentro das festividades da Semana Farroupilha. Pelo terceiro ano consecutivo visitamos as escolas da rede pública Municipal e Estadual, levando o Cavalo Crioulo, símbolo oficial do estado para contar a sua história e falando da sua importância econômica e social." 


 


Para Grégor Pinheiro, vice-presidente do Núcleo, um dos intuitos é levar o Cavalo Crioulo às crianças que, de outra forma, não teriam acesso a esses animais. É por esse viés cultural e educacional, portanto, que o projeto basicamente mescla campo e cidade, propiciando uma oportunidade rara ao público. “Fazemos esse trabalho com muito carinho e dedicação. E o resultado tem sido maravilhoso! O sorriso dessas crianças, os trabalhos escolares que vemos depois nos deixam emocionados. Além disso, queremos levar o nome da Raça Crioula a outros setores da sociedade, mostrando o valor do cavalo”, comenta Pinheiro.


 


As visitações às escolas terão sequência no decorrer desta semana, com início no dia 18. As atividades acontecem uma por turno de acordo com as condições climáticas. Veja abaixo a programação completa das visitas  realizadas pelo Núcleo dos Vinhedos nas escolas públicas de Caxias do Sul.


 


Confira a programação:


18/9 (Segunda-feira)


10h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF KALIL SEHHBE


16h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM OLGA MARIA KAYSER


 


19/9 (Terça-feira)


10h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF CORONEL JOSÉ PENA DE MORAES


16h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF CORONEL JOSÉ PENA DE MORAES


 


21/9 (Quinta-feira)


10h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na E.M.E.F Manuel Pereira dos Santos


16h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM PROF. APOLINÁRIO ALVES DOS SANTOS


 


22/9 (Sexta-feira)


10h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na E. M.E.F Américo Ribeiro Mendes


13h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM HENRIQUE EMÍLIO MEYER