Logo -
sombra

Marcha da Integração chega na metade em Alegrete

08 DE JULHO DE 2017 - ATUALIZADA EM 10 DE JULHO DE 2017 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Cumpridos os oito primeiros dos 15 dias da Marcha da Integração, a disputa entra em um momento decisivo no qual os conjuntos que vão brigar pela ponta já começam a despontar, em relação a quem vai tentar apenas cumprir todas as etapas. Realizada no Sindicato Rural de Alegrete/RS, a prova teve a largada da primeira etapa no dia 1º de julho e tem a conclusão prevista para ocorrer no próximo dia 15.


 


No sábado, 8 de julho, a prova exigiu percorrer dois trajetos de 30km, um pela manhã e outro a tarde. Dos 36 conjuntos que largaram na primeira etapa, 27 ainda estão competindo. Antes da largada, 37 animais permaneceram durante 30 dias em Concentração na cabanha Reconquista, para nivelamento de condições. Para acessar o catálogo completo, clique aqui.


 


As próximas etapas são de 40km (no domingo, dia 9) e de 50km (na manhã de segunda-feira) e em seguida, novamente as de 30km em dois turnos. Essas, na avaliação coordenador técnico da subcomissão de Resistência da ABCCC, Carlos Sá Azambuja Neto, são as mais duras da disputa pois, com o tempo regulado, é necessário aumentar a velocidade, com pouco tempo de recuperação entre as etapas.


 


Além disso, outro fator está exigindo fôlego dos conjuntos participantes. Um calor atípico para o período tem se mantido durante os últimos dias na região, fato que tem contribuído para aumentar ainda mais a exigência da prova. Essa semana, foram registradas temperaturas na casa dos 30º a tarde – bem acima da média para o padrão do inverno no Rio Grande do Sul.


 


No entanto, a comissão veterinária está atenta a todos os sinais dos participantes e tem mantido a rotina de exames clínicos diários nos concorrentes. Além disso, nesse sábado todos os animais foram pesados e, surpreendentemente, alguns inclusive ganharam peso desde a largada.


 


A prova também está se beneficiando da qualidade estrutural, das instalações e acampamentos organizados na sede do Sindicato alegretense. Também é importante destacar o apoio do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete e da equipe de estagiários que vem atuando na seletiva.