Logo -
sombra

Participantes da Marcha de Integração serão submetidos a exame de admissão veterinária

26 DE JUNHO DE 2017 - ATUALIZADA EM 26 DE JUNHO DE 2017 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Assim como já ocorre no Freio de Ouro e na Morfologia, a ferramenta de seleção de resistência da raça Crioula também estará atuando sob as orientações as quais preconiza o bem-estar animal. Na edição desse ano da Marcha de Integração, que acontece em Alegrete/RS e tem largada prevista para o dia 1º de julho, os participantes serão submetidos ao exame de admissão veterinária.


 


O exame, já adotado em todas as classificatórias do Freio de Ouro neste ciclo, segue os parâmetros utilizados nos exames realizados pela Federação Equestre Internacional (FEI), em nível mundial, em eventos como os Jogos Olímpicos e os Jogos Equestres Mundiais. A análise consiste na observação do animal em movimento, com o objetivo de identificar lesões pré existentes, que poderiam agravar-se durante a atividade.


 


De acordo com o coordenador da subcomissão de bem-estar animal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Marcelo Cairoli, a intenção é “certificar-se de que todos os animais que entram em pista estão em boas condições de participar, e garantir o sucesso de todos os envolvidos”.


 


O procedimento será feito na sexta-feira, dia 30 de junho, as 8h, no Parque do Sindicato Rural de Alegrete, sob coordenação do membro da Comissão Veterinária da ABCCC e medico veterinário da FEI, Jarbas Castro. Esse exame, no entanto, atestará as condições do animal no ingresso da prova, antes da largada da primeira etapa. No decorrer da seletiva, a responsabilidade será da Comissão Veterinária da Marcha.


 


Saiba mais sobre o Exame de Admissão Veterinária aqui e acesse o Regulamento de Bem-estar animal aqui.