Logo -
sombra

Passaporte de Avaré: conheça o perfil do jurado Daniel de Souza Mello

21 DE JUNHO DE 2017 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

Daniel de Souza Mello é natural de Pelotas/RS, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. Ele é o jurado indicado para avaliar os exemplares durante a Exposição Morfológica Passaporte que acontece em Avaré/SP no próximo dia 23 de junho.


Quando não está dedicando seu tempo ao Cavalo Crioulo, Mello trabalho com a pecuária de corte, administra propriedades da família como lavouras de arroz e soja.


 


Confira a entrevista:


 


- Você julga há quantos anos aproximadamente?


Julgo há aproximadamente 12 anos.


 


- Lembra qual foi a primeira vez que entrou em pista para julgar?


A primeira prova que avaliei foi na Credenciadora de São Lourenço do Sul, ao lado do nosso atual presidente Eduardo Suñé e do Luciano Terra.


 


- Por que escolheu ou como surgiu a ideia de ser jurado da ABCCC?


Não escolhi ser jurado, fui convidado por amigos. Pessoas que, fora a amizade, confiavam na minha capacidade, princípios e nos meus valores. Sempre fui uma pessoa muito ligada no Cavalo, sempre fui muito ativo, participei muito de exposições e provas funcionais.


 


- Tem algum julgamento que lhe marcou mais?


Participar do Freio de Ouro é uma distinção muito grande, ser secretário também é uma distinção muito grande, fui secretário do Aldo Tavares. Além disso, a Classificatória de Buenos Aires, onde julguei ao lado do nosso presidente e de Ricardo Borges, no aniversário de 90 anos da associação argentina. Me marcou muito e foi muito importante pra mim.


 


- Para você, qual a responsabilidade de ser jurado da ABCCC?


A responsabilidade de ser jurado da ABCCC é enorme porque a linha de jurados da Casa é de jurados criadores. Já foi botado em cheque para o corpo de jurados se algum abriria mão de criar para ser somente jurado. Eu não abriria, e de todos que estavam na reunião, nenhum fez objeção em abrir mão de ser criador. Então, o princípio da ABCCC é de criadores que aceitem treinamento, que aceitem críticas e que tenham princípios e valores. É isso que eu vejo que a Casa tem procurando. E no momento que ela procura isso, tu te sentes muito comprometido com isto, tu te sentes distinto e te compromete em fazer um trabalho exemplar. Mesmo sabendo que algum erro o ser humano é passível de cometer.


 


- Qual a sua expectativa para esta Passaporte?


Espero encontrar animais de muita qualidade. Eu não conheço o local, mas sei que São Paulo é o centro econômico do país. Então, a pecuária é muito forte, muito próximo do restante do centro do país, como Goiás, Mato Grosso. Acredito que vai ser uma exposição muito boa.


Hoje já tem criatórios de muito destaque, muito destaque. A exemplo da Carapuça, que tem se destacado direto no cenário nacional. Com certeza, vai ser uma exposição maravilhosa.