Logo -
sombra

Conheça o perfil do jurado da Passaporte de Caxias do Sul

19 DE MAIO DE 2017 - ATUALIZADA EM 19 DE MAIO DE 2017 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

A paixão de Luiz Alberto Martins Bastos pela raça crioula vem de herança. Natural de Uruguaiana/RS, seu interesse pelas pistas surgiu ainda quando era pequeno, ao observar o avô e o pai na lida do campo. Seu mais recente trabalho como jurado foi no último Bocal de Ouro, que ocorreu no mês de abril em Esteio.


 


Agora, o criador e jurado está preparado para avaliar os exemplares do Passaporte Morfologia de Caxias do Sul/RS, nos dias 26 e 27 de maio.


 


Você julga há quanto tempo aproximadamente?


Há mais ou menos 14 anos.


 


Lembra qual foi a primeira vez que entrou em pista para julgar?


Iniciei como jurado da raça crioula pela Credenciadora de Itaqui/RS, em outubro de 2003.


 


Tem algum julgamento que lhe marcou mais?


São pelo menos quatro que me marcaram mais. Sem dúvida, as finais do Freio de Ouro (2008 e 2010), a Morfologia da Expointer em 2011 e a 105ª Expo Prado, que foi em Montevideo, no Uruguai. Mesmo não sendo meu primeiro contato no julgamento, me marcou por ter sido convidado a um evento internacional. De certa forma vejo o convite como um reconhecimento à minha criação, à minha família.


 


Para você qual a responsabilidade de ser jurado da ABCCC?


Como venho de uma família tradicional da criação, sinto que tenho uma responsabilidade em seguir esse caminho com a ABCCC. Tudo o que fazemos hoje em dia é relacionado ao cavalo, e me sinto parte da Associação. Sempre vou querer representar a ABCCC da melhor maneira possível, já que julgamos os melhores animais da raça.


 


Qual a sua expectativa para essa Passaporte?


Nunca estive em Caxias do Sul antes, então será meu primeiro contato com a cidade. Espero encontrar um lugar acolhedor, fazer contato com pessoas novas e encontrar cavalos bons.