Logo -
sombra

Workshop reúne representantes dos Núcleos em Esteio

17 DE MAIO DE 2017 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Com o objetivo de fortalecer e facilitar o trabalho dos Núcleos de Criadores, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) incluiu na programação da Classificatória de Esteio/RS ao Freio de Ouro um dia inteiro de palestras e debates dedicados a incentivar o trabalho das unidades. No Workshop de Núcleos, realizado no dia 17 de maio dentro do Tattersall de Negócios da raça, os participantes tiveram a oportunidade de receber e trocar informações sobre o próprio desenvolvimento.


 


A atividade, realizada pela primeira vez, mobilizou as unidades em torno do objetivo comum. O encontro teve a presença de mais de 60 representantes de Núcleos, de diferentes regiões do Brasil e deu início a um projeto que tende a ter uma sequência periódica. A ABCCC pretende realizar outro workshop, ainda mais amplo, já na próxima Expointer.


 


O ciclo de palestras teve início com a explanação de Alex Mello, diretor comercial da Idealize, empresa especializada em projetos para captação de recursos. Mello Falou das formas de captação, construção de projetos, editais e concorrência pública, leis de fomento e atividades culturais.


 


Em seguida foi a vez do médico veterinário, Henrique Noronha, falar da sua especialidade: bem-estar animal. Noronha fez um resgate histórico das origens das correntes que defendem a proteção animal e definiu o conceito de bem-estar animal. Sua explanação esclareceu, em diferentes situações, a relação entre o bem-estar e aquilo que pode ser considerado maus tratos, além da legislação pertinente.


 


No turno da tarde, o primeiro a ter a palavra foi o analista de expansão da ABCCC, Gerson de Medeiros, que falou sobre a sua atuação e as ações de fomento da entidade nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins, e ainda do ingresso da raça Crioula em modalidades crescentes no país como o Team Penning, o Ranch Sorting, o Laço Comprido e o Team Roping.


 


Na sequência, foi a vez da coordenadora de Comunicação e Marketing da ABCCC, Camilla Menezes, e do gerente da pasta, Douglas Saraiva, apresentarem aos presentes os meios e as possibilidades de mídia disponíveis na ABCCC. A palestra abordou a importância da aproximação e da troca de informações entre os núcleos e a ABCCC para uma difusão cada vez mais efetiva das informações referentes à raça.


 


Encerrando a atividade, uma mesa redonda apresentou alguns projetos e novidades que a entidade está colocando em prática. O gerente geral da ABCCC, Vagner Studzinski destacou as atuais modalidades de sócios, seguido da fala do gerente de tecnologia da informação, Marcelo Wurdig, que apresentou o novo sistema informatizado da ABCCC. Finalizando o workshop, o superintendente do Registro Genealógico, Frederico Araújo, falou das alterações promovidas em alguns dos serviços do setor, documentos e processos.


 


Avaliação positiva


O presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, salientou a participação dos Núcleos e considerou o resultado final como extremamente positivo. “Superou as nossas expectativas. Gostaria de parabenizar a comissão pela iniciativa, ao vice-presidente, a todos os palestrantes, pois foi muito produtivo, com participação e todos falando a mesma língua. Agradeço a todos os núcleos que vieram pelo comprometimento”, diz.


 


Na mesma linha, o vice-presidente de Núcleos Fabrício Rossato, evidenciou a participação dos Núcleos e a importância da aproximação com a Associação. “O mais importante foi que os participantes saíram satisfeitos. Conseguimos passar informações sobre as formas de apoio e ferramentas que os núcleos podem utilizar para melhorar a sua organização e de seus eventos”, afirmou, ressaltando ainda que existe a pretensão de repetir a atividade na Expointer.


 


Estreitando o laço


Para Célio Hanemann, presidente do Núcleo de Santa Cruz do Sul/RS, a atividade foi importante pelo fato de integrar os Núcleos e levar informação às unidades. “Interessante essa iniciativa, eu tenho que toda iniciativa por parte da ABCCC sempre é bem vinda e boa, na medida em que começa a difundir conhecimentos e promover um melhor relacionamento entre os núcleos e a própria Associação”, comenta.


 


Já o representante do Núcleo Encosta da Serra, José Augusto Freire, lembrou a grande quantidade de Núcleos de Criadores existente e classificou a atividade como o marco de um importante momento de aproximação entre os Núcleos e a ABCCC. “Hoje a ABCCC tem 101 núcleos, acho muito importante essa iniciativa que já clareou nessa primeira etapa que tivemos como os núcleos podem angariar fundos para a realização de suas provas. Foi de suma importância, todos que estão aqui vão sair satisfeitos. Esse primeiro workshop já vai mudar o pensamento dos núcleos em relação à ABCCC”.


 


A organização esteve a cargo da Comissão de Núcleos da Associação, capitaneada pelo vice-presidente da pasta, Fabrício Rossato. Além do diretor, também integram a comissão os criadores Vanderlei Casagrande, Filipe Silveira Pavei, Fábio Favero, José Freire, Manoel Vanderlei Braz Gonçalves, Dennis Sfair Silveira, Leonardo Alberton Ardenguy e André Luís Vaz Machado.