Logo -
sombra

Definido calendário de classificatórias ao Freio de Ouro 2017

09 DE DEZEMBRO DE 2016 | Redator: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

O ciclo 2017 do Freio de Ouro já está com o calendário praticamente definido. As classificatórias brasileiras e uruguaia estão com as datas marcadas, faltando apenas a agenda da eliminatória na Argentina. A grande novidade deste ano da competição, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), será a junção das seletivas de Santa Catarina e Paraná, que ocorrerá em Chapecó (SC).

 

De acordo com o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, esta união das duas classificatórias é continuação da ideia já realizada em 2016 de diminuição das seletivas e com o aumento de vagas para a final em outros eventos, como no Bocal de Ouro e a Aberta de Esteio. "Esta medida segue esta linha para termos um evento de maior porte e com nível superior. Se fizermos uma classificatória grande, com número expressivo de animais, a tendência é termos uma competição com um nível mais alto", justifica.

 

Além da classificatória no município do Oeste Catarinense, que também vai dar vaga à final para 16 exemplares - oito machos e oito fêmeas - ocorrerão também duas etapas em Esteio (RS), sendo uma o Bocal de Ouro e outra a Classificatória Aberta durante a Expoleite/Fenasul. No Rio Grande do Sul ainda serão realizadas eliminatórias nos municípios de Pelotas e Santa Maria. As cidades de Itú (SP) e Brasília (DF) também serão palco de seletivas.

 

A final, que será realizada no primeiro fim de semana da Expointer 2017, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), reúne os 96 melhores conjuntos da temporada - 48 machos e 48 fêmeas - classificados após estas nove etapas. Esta será a trigésima-sexta edição do Freio de Ouro.

 

Confira o calendário

 

Classificatória Argentina - a definir (Buenos Aires)

Bocal de Ouro - 6 a 9 de Abril (Esteio)

Classificatória Uruguai - 11 a 14 de maio (Montevidéu)

Classificatória Aberta - 17 a 21 de maio (Esteio)

Classificatória Norte RS - 1 a 4 de junho (Santa Maria)

Classificatória Sul RS - 8 a 11 de junho (Pelotas)

Classificatória SC e PR - 22 a 25 de junho (Chapecó)

Classificatória Aberta - 6 a 9 de julho (Itu)

Classificatória Aberta - 13 a 16 de julho (Brasília)