Logo -
sombra

PALETEADA - HISTÓRIA

A paleteada é uma das provas de campo mais conhecidas no Brasil e a mais decisiva do Freio de Ouro. Embora tenha surgido no Rio Grande do Sul - quando se transformou a última etapa do Freio em uma modalidade separada - hoje também é muito popular nos Estados de Santa Catarina e Paraná.

A popularidade da competição que atrai grande público até hoje contribuiu para que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) a oficializasse em 1994, quatro anos após a realização da primeira prova não oficial, no município gaúcho de Guaíba.

A paleteada é realizada em dupla e testa a habilidade dos cavaleiros com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e a submissão do cavalo Crioulo. Na competição, um bovino é largado em uma raia de 110m e cabe aos ginetes prensar o animal com os seus cavalos e conduzi-lo até a porteira mais estreita por um percurso pré-definido.

Para chegar até a porteira final os competidores passam por outras três que vão se afunilando, a primeira tem oito metros de largura e a última três. As duplas são avaliadas por uma comissão que dá notas aos ginetes de acordo com seus desempenhos e domínio sobre o bovino. Vence a dupla com maior pontuação.

O grande número de adeptos a esta competição fez com que a ABCCC fizesse alterações no regulamento e criasse uma Força B criada para proporcionar a entrada de novos ginetes na modalidade e a reintegração de antigos nomes.

As credenciadoras da modalidade acontecem em diversas regiões do Brasil. Depois de credenciadas, as duplas devem participar de uma das classificatórias da modalidade, realizadas por região. Destas, são definidas as melhores duplas para a grande final nacional.