Logo -
sombra

FREIO DE OURO - HISTÓRIA

A mais importante prova da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) teve origem na cidade de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, durante a década de 1970. Até este período as exposições eram somente morfológicas, mas preocupados com a funcionalidade do Crioulo, alguns criadores do município organizaram a 1ª Exposição Funcional.

 As instalações desta exposição eram modestas e o número de participantes limitado, mesmo assim a prova foi um sucesso crescente a cada edição chamando a atenção da ABCCC. Mas foi somente em 1982, ano em que comemorava 50 anos, que a Associação criou o primeiro Freio de Ouro, em homenagem aos fundadores da entidade.

 Naquela ocasião foram realizadas três etapas classificatórias, uma em Jaguarão, outra em Pelotas e a última em Bagé. Na grande final, em Esteio, a aceitação do público com a nova atração foi surpreendente: os remates que aconteciam ao mesmo tempo das provas do Freio de Ouro foram interrompidos devido ao esvaziamento de público que se concentrou em torno dos cavalos Crioulos.

 Os animais da raça fizeram um verdadeiro espetáculo ao mostrarem suas habilidades funcionais e desenvoltura. O vencedor foi Itaí Tupambaé, da Cabanha Tupambaé, do expositor Oswaldo Dornelles Pons e ginete Vilson Charlat de Souza, de Dom Pedrito.  

 Atualmente a competição conta com 7 classificatórias, duas delas internacionais, por onde passam mais de mil animais anualmente. A grande final segue sendo realizada na Expointer e ainda é a prova que reúne maior número de público na feira.

  O Freio de Ouro é dividido em sete provas, cada uma tem uma pontuação específica a ser conquistada pelo cavalo e pelo ginete. Quem obtiver melhor pontuação na soma das etapas é o grande campeão.

 A primeira fase da competição é a análise morfológica dos animais, na sequência vem o julgamento funcional feito nas provas de andadura, figura, voltas sobre pata e esbarrada, mangueira, campo e bayard/sarmento (disputada na última fase). Conheça melhor as etapas:

 

Andadura - O equino é submetido as três andaduras típicas da raça, sendo elas o tranco, o trote e o galope.


Figura - O equino precisa realizar um percurso pré-determinado, demarcado com feno, no menor tempo possível.

 

Voltas sobre pata e esbarrada - Consiste na execução de três movimentos distintos: giro do animal sobre ele mesmo, esbarrada e recuada em linha reta.

 

Mangueira - Em uma mangueira de 16 x 9 metros, o ginete precisa manter apartado um novilho durante 45 segundos. Em seguida, realiza duas pechadas em um novilho.


Campo - Nesta etapa são executadas duas paleteadas com retomada e recondução do novilho.


Bayard/Sarmento - consiste na realização de um percurso pré-determinado, em linha reta, onde deverão ser executadas esbarradas, atropeladas, voltas sobre pata e recuada. Esta prova é realizada na última fase do Freio de Ouro junto a repetição das provas de mangueira e campo que acabam sendo decisivas na escolha do grande campeão.