Logo -
sombra

ENDURO - HISTÓRIA

Herdada dos hermanos uruguaios, o Enduro é uma prova de resistência e velocidade que chegou ao Brasil em 2001 e entrou para o calendário de provas oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) um ano mais tarde. O regulamento da competição passou por mudanças para melhor se adaptar as características fisiológicas da raça Crioula.

A disputa possui três categorias: Iniciante A e B (30km), Intermediária (50km) e Principal (80km). O percurso é dividido em etapas e compreende estradas e campos que relembram rotas percorridas antigamente pelos tradicionais gaúchos que precisavam enfrentar obstáculos naturais com os seus cavalos.

O Enduro testa a resistência tanto do cavalo como do ginete. Depois de cruzar a linha de chegada, o cavalo é guiado a um vet-check onde passa pela análise de uma equipe de veterinários que realizam exames clínicos e físicos, avaliando frequência cardíaca e respiratória, movimentação intestinal, tempo de refil jugular e capilar, entre outros.

Vence o conjunto que apresentar melhor resultado no desempenho geral da prova, para isso é feita uma média entre a velocidade e as condições físicas do animal.